Sem categoria 02/05/2013 19:19

Henrique faz reunião com agricultores e produtores rurais

Por fatorrrh_6w8z3t

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, esteve nesta quinta-feira (2), em Angicos e Caicó.
O deputado se reuniu, pela manhã, com os produtores da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos.
A Apasa mantem uma usina de beneficiamento de leite e conta com 500 filiados de vários municípios da região central do Rio Grande do Norte. À tarde Henrique Alves conversou com os produtores e trabalhadores rurais do Seridó.
O encontro foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó e contou com uma representação de produtores do sertão paraibano.
Nos dois encontros o tema principal das discussões foi a seca no interior do estado.
“As chuvas que estão caindo não significam a consolidação do inverno”, alertou Henrique Alves, admitindo que o problema  vai continuar ao longo do ano.
Em Angicos o deputado ouviu queixas sobre a execução judicial de pequenos proprietários de terras por causa de dívidas com o Banco do Nordeste.
O prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, que também é produtor rural, citou o exemplo de uma dívida de R$ 48 mil, contraída em 1996 para investir em um aprisco. Hoje ele deve R$ 200 mil ao banco, mesmo após a renegociação da dívida. Na época o município tinha 187 produtores de leite de cabra. Restam28, segundo o prefeito.
A maioria dos agricultores reconheceu a importância da Conab para assegurar a distribuição de milho com o preço subsidiado e salvar os rebanhos. Na falta de pasto, os produtores cobraram do diretor de abastecimento da Conab, Eliomar Gomes, o fornecimento de sorgo, trigo e soja para ampliar a oferta de ração animal.
O secretario de Agricultura, Júnior Teixeira, e o diretor geral da Emater, Enderson Abreu, também participaram do encontro. Eles anunciaram a decisão da governadora Rosalba Ciarlini de aumentar o preço do leite, ainda neste mês de maio, mas ainda não definiram o percentual.
O deputado Henrique Alves disse que vai pedir uma audiência com o ministro Guido Mantega e o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para uma conversa, na próxima semana, com produtores e agricultores sobre a execução das dívidas rurais pelo BNB. “As informações nós já temos e vamos levá-las a quem puder resolver esses problemas”, assegurou o deputado.
“As regras atuais de crédito e de renegociação da dívida não são justas”, reconheceu.
Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista