Sem categoria 01/05/2013 13:42

Sindicato questiona aprovação da lei dos combustíveis

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portal no Ar
A diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte emitiu nota nesta quarta-feira (1º) onde  ”expõe a população sua preocupação com o posicionamento adotado pela maioria dos vereadores da cidade do Natal que, ontem (terça-feira), aprovaram o projeto que autoriza a comercialização de combustível em supermercados”.
O Sindicato se diz “amplamente favorável a livre concorrência desde que sejam oferecidas condições igualitárias para todos, o que não ocorrerá com essa nova lei”. Ainda dentro do documento, a diretoria afirma que o “projeto foi aprovado sem debate, os segmentos das revendas e dos supermercados foram colocados a margem das discussões”.
Abaixo, a íntegra do documento:
NOTA OFICIAL DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO RIO GRANDE DO NORTE
O Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte expõe a população sua preocupação com o posicionamento adotado pela maioria dos vereadores da cidade do Natal que, ontem (terça-feira), aprovaram o projeto que autoriza a comercialização de combustível em supermercados.
O posicionamento deste sindicado é amplamente favorável a livre concorrência, desde que sejam oferecidas condições igualitárias para todos, o que não ocorrerá com essa nova lei. Os riscos ambientais se sobressaem nesse projeto recém-aprovado. Alem disso, a nova lei coloca em xeque a própria segurança da população.
O projeto foi aprovado sem debate, os segmentos das revendas e dos supermercados foram colocados a margem das discussões. Estranho a nova legislação ter conseguido aprovação sem a discussão que o assunto exige. A segurança da população foi colocada a margem de interesses outros, que desconhecemos. A quem de fato interessa a urgência na aprovação desse projeto?
A atitude da maioria dos parlamentares penalizará a sociedade potiguar, principalmente os 6 mil empregos diretos que são gerados e os quase 24 mil empregos indiretos.
O segmento da revenda é o maior arrecadador de ICMS do Estado. Portanto, as estatísticas de geração de emprego e a contribuição em impostos mostram a expressão desse segmento, formado por potiguares, pessoas que neste Estado cresceram e é esta terra que recebe a contribuição direta do comércio varejista de petróleo para o seu desenvolvimento.
Não há dúvida que a nova lei aprovada pela Câmara Municipal de Natal trará grandes prejuízos para revenda de combustível, principalmente seus colaboradores, que estão no labor diário nas centenas de postos. A decisão do Legislativo de Natal, longe de soar como qualquer vitória para população, penaliza, na verdade, toda nossa cidade. A um curtíssimo espaço de tempo esse fato estará provado.
É precoce fazer qualquer outra constatação que não seja a mais dramática: o jogo político se sobrepôs ao interesse do bem comum e da dignidade do trabalhador.
Com tristeza o Sindipostos-RN contemplou um segmento honrado e digno como o nosso servir de chacota para alguns vereadores desta cidade. Os varejistas de combustível são cidadãos honrados, homens e mulheres que merecem respeito e atuam, com a sua atividade, para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Na ânsia de defenderem interesses outros (que não os dos cidadãos) alguns parlamentares perderam o próprio respeito pelos trabalhadores da revenda de combustível.
Os vereadores, que por princípio deveriam atuar em defesa do cidadão natalense, legislaram ontem em prol de grandes grupos econômicos internacionais.
A representação do povo ficou na teoria; nessa terça-feira no plenário da Câmara Municipal de Natal foi dado vez a representação de multinacionais, que no decorrer da história pouco têm compromisso com com o povo e o trabalhador desse Estado. De empresas que vêem no segmento da revenda apenas mais uma forma de obter lucro. Os varejistas de combustível deste Estado não! A revenda, para todos nós, é o nosso negócio, o trabalho através do qual geramos emprego para milhares de famílias. Trabalho esse que, com a atuação de quem deveria representar o povo, hoje se vê ameaçado.
A toda população do Rio Grande do Norte nossa solidariedade, afinal, com a medida dos vereadores de Natal todos foram penalizados; a história se encarregará de mostrar isso.
DIRETORIA DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO RN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista