Sem categoria 28/04/2013 09:29

Fonteles tem outras propostas para o Judiciário

Por fatorrrh_6w8z3t

Autor da Proposta de Emenda à Constituição 33/2011, que aumentou a tensão entre o Judiciário e Congresso Nacional nesta semana, o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) coleciona propostas relacionadas ao Supremo Tribunal Federal.
A PEC 33, que vem sendo chamada de PEC da Submissão, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na última segunda-feira (24/4) muda as regras para declaração de inconstitucionalidade de leis e submete as súmulas vinculantes editadas pelo Supremo Tribunal Federal ao Congresso.
A proposta não foi bem recebida pelo Judiciário, criando um clima de tensão entre os Poderes.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, afirmou que a PEC fragiliza a democracia.
Para o ministro Marco Aurélio, a aprovação da PEC atinge uma cláusula pétrea da Constituição Federal, a da separação dos poderes da República.
Gilmar Mendes foi além e afirmou que discussões semelhantes se arrastam há muito no tempo e já foram superadas pelo constitucionalismo mundial. “Na nossa memória constitucional isso evoca coisas tenebrosas.
Nós temos precedente na Constituição de 1937, chamada polaca, em que o presidente da República podia cassar decisões do Supremo e confirmar a constitucionalidade de leis declaradas inconstitucionais. Acredito que não é um bom precedente e que a Câmara vai acabar rejeitando isso”.
A Constituição de 1937 foi outorgada pelo governo Getúlio Vargas.
Do site Consultor Jurídico
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista