Sem categoria 23/04/2013 05:29

Pra quem o mundo oferece emprego

Por fatorrrh_6w8z3t

É formado em engenharia mecânica, elétrica, programação e TI ou em medicina?
Então há, ao menos, 18 países de olho em sua mão de obra. Enfermeiros, no topo da lista, estão em falta em 20 países. Segundo pesquisa feita pela BBC, a maior carência de profissionais altamente qualificados em 30 países de todo o mundo se dá, basicamente, nas áreas de engenharia e tecnologia da informação e em saúde.
O que se explica, dizem especialistas, pela evolução das tecnologias e da competitividade e pelo envelhecimento crescente da população.

Vivemos em uma sociedade que pede seguidos ganhos de produtividade, o que se dá por processos de inovação e expansão tecnológica. Por isso, é absolutamente normal que haja crescimento na demanda global por engenheiros e profissionais de tecnologia da informação — afirma o pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV), Francisco Barreto Araujo.Araujo explica que, por mais que o aumento da expectativa de vida solucione problemas, como a mortalidade infantil, essa nova realidade traz uma série de questões ligadas ao envelhecimento e ao aumento da qualidade de vida:
— Isso gera demanda por uma série de novos serviços de saúde e por profissionais com novas qualificações. Como resultado, é grande essa carência tanto no mundo em desenvolvimento, quanto nos países mais desenvolvidos.

Deu em O Globo
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista