Sem categoria 19/04/2013 04:37

MPF/RN denuncia casal por sonegação

Por fatorrrh_6w8z3t

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Federal o empresário Franklin do Amaral Gurgel e sua esposa, Ana Karina Guedes, por sonegação de impostos e por prestarem informações falsas, caracterizando crime contra a ordem tributária.

Em 2000, o casal utilizou uma conta bancária de Ana Karina para movimentar R$ 5.146.972,69.

A movimentação financeira e a sua origem não foram declaradas e, segundo análise da Receita Federal, os recursos recebidos eram oriundos, em grande parte, de operações ilegais de câmbio, realizadas através da empresa na qual os dois eram sócios, a FK Turismo Ltda. (nome de fantasia Master Turismo).

Ao efetuarem as operações de compra e venda de moeda estrangeira, omitindo os rendimentos obtidos, eles reduziram ilegalmente os valores de diversos impostos e contribuições obrigatórias.

Nesse período, a omissão de receitas resultou em um valor inicial de R$ 2.218.084,27 em tributos não pagos.

A denúncia aponta que Franklin do Amaral Gurgel se tornou sócio da empresa, oficialmente, apenas em 2002, no entanto as investigações levam a crer que, desde a sua criação, a Master Turismo pertencia a ambos. De acordo com o MPF, ele atuava como “doleiro”, comandando um esquema criminoso e promovendo operações no mercado paralelo de câmbio, contribuindo para a saída ilegal de divisas do país e ocultando os lucros.

O casal foi investigado na denominada “Operação Regresso” e denunciados, em junho de 2009, pelo Ministério Público Federal, juntamente com cinco funcionários da Master Turismo: Ricardo Feitosa de Andrade, Francisco Carlos Ferreira dos Santos, Marcos Vinício Ribeiro, Paulo Roberto Correia de Melo e Genilson da Silva Avelino.

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista