Sem categoria 18/04/2013 11:21

O império da censura, há 40 anos

Por fatorrrh_6w8z3t

destaque_censura_Correio_da_Manha_Arquivo_nacionalDeu no Ibope
Há 40 anos, em 16 de abril de 1973, o governo brasileiro publicava uma portaria determinando que todas as revistas do país fossem submetidas à censura vigente.
Como resultado, 14 publicações nacionais e 46 estrangeiras tiveram a sua circulação proibida em território nacional.
Por mais que as liberdades fossem cada vez mais cerceadas, boa parte da população permanecia alheia aos atos do governo.
No Rio de Janeiro, dados do IBOPE de 1975 demonstram que 95% dos jovens da época não sabiam o significado do AI-5 (Ato Institucional número 5), que em 1968 decretou a censura de toda e qualquer manifestação cultural no Brasil.
“Até 68 foi possível driblar a censura até mesmo imaginar que o problema da relação cultura e governo estava apenas na área da ameaça às instituições. Mas como sempre, a repressão cultural é incontrolável e acaba se radicalizando, dominada por aqueles que acreditam que o problema não é ser contra ou a favor do governo, mas simplesmente pensar livremente. Nesta hora, cessam os limites e subversivo é tudo que propõe qualquer nova maneira de ver as coisas, mesmo que não se trate de política. Em 68 fez-se a definitiva noite”, descrevem as páginas do Arquivo Nacional.

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista