Sem categoria 11/04/2013 04:45

SENAI/RN e Petrobras inauguram Centro de Capacitação emMossoró

Por fatorrrh_6w8z3t

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RN, em parceria com a Petrobras, inaugura sexta-feira, 12, às 11 h, no Anexo do SENAI, em Mossoró, um moderno Centro de Capacitação Profissional para Operação de Sondas – CCPS.
No local, será instalado um equipamento de perfuração de poços, a 8ª sonda-escola do país.
O objetivo do Centro é atender a demanda por formação de mão de obra em atividade de construção de poços na indústria de petróleo.
Numa área cedida ao SENAI pela Prefeitura de Mossoró, com cerca de 1000 m2, foram instalados cinco módulos de treinamento: Bombas de Lama, Movimentação de Cargas, Preparação e Circulação de Fluídos, Operações na Mesa de Perfuração e Treinamento em Altura, além de salas de aula.
No local, serão ministrados treinamentos teóricos e práticos para as funções de plataformistas, torristas e sondadores, tanto destinado aos alunos oriundos do PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), quanto alunos-empresa e alunos da comunidade.
O centro permitirá que os alunos operem equipamentos e ferramentas reais, através da prática de alguns processos realizados numa operação normal.
A sonda móvel foi uma das primeiras a realizar perfurações de poços em Mossoró, onde hoje é o Hotel Thermas. Depois de passar por uma recuperação feita pelo próprio SENAI, servirá para as aulas práticas dos cursos da instituição na área do petróleo.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista