Sem categoria 03/04/2013 04:48

Estado lança Pacto Paulo Freire pela Educação

Por fatorrrh_6w8z3t

50 anos Paulo Freire Angicos fot Ivanizio Ramos2 50 anos Paulo Freire Angicos fot Ivanizio Ramos4 50 anos Paulo Freire Angicos fot Ivanizio Ramos12O Rio Grande do Norte reviveu um marco importante para a cultura do estado.
Na ocasião das comemorações pelos 50 anos do experimento “40 horas de Angicos”, a governadora Rosalba Ciarlini assinou o pacto Paulo Freire pela educação de jovens e adultos, reconhecendo a importância do educador e do seu estudo como uma das maiores contribuições para o combate ao analfabetismo no estado.
A assinatura ocorreu em frente à Escola Estadual José Rufino e faz referência ao decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (28), que instituiu 2013 como o ano Paulo Freire da Educação do RN.
A solenidade foi dividida em duas partes.
De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, as comemorações em homenagem ao cinquentenário do método Paulo Freire fazem justiça a uma metodologia de vanguarda.
“O que Paulo Freire fez em Angicos foi uma verdadeira revolução.
Em apenas 40 horas, fez muito mais do que apenas alfabetizar as pessoas. Mostrou que era possível elas entenderem melhor o mundo, expressar suas necessidades e carências e expor os deveres de cada um.
O método deixou marcas profundas no RN, que foram difundidas para todo o mundo. Com isso, esperamos reformular políticas públicas de alfabetização, que faça o nosso Brasil sair da escuridão do analfabetismo e encontrar uma luz de esperança”, declarou.
Fonte e fotos: Assessoria
 

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista