O Sistema FIERN, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), o secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Sérgio Freire, para discutir a formalização de uma parceria institucional voltada à oferta de serviços de saúde, educação e qualificação profissional à população da capital potiguar.
O encontro foi realizado na Casa da Indústria, sede da Federação.
A proposta envolve todas as entidades que compõem o Sistema FIERN e tem como foco ampliar o acesso da população a ações voltadas à saúde ocupacional, educação profissional, assistência a pessoas com deficiência e formação para o mundo do trabalho.
A articulação prevê a atuação conjunta entre o poder público municipal e a Federação na soma de expertises e estrutura para ampliar o alcance dos atendimentos.
De acordo com a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, a instituição já colabora com municípios potiguares e está pronta para contribuir com a gestão de Natal.
O SESI tem um trabalho muito forte na saúde, educação e cultura, e está à disposição para contribuir com o município por meio desse acordo de cooperação. Podemos oferecer desde terapias especiais para crianças até serviços ocupacionais como ASO e junta médica, além do assessoramento pedagógico. A ideia é usar nossa expertise e logística para colaborar com a gestão da cidade”, destacou.
O secretário Sérgio Freire reforçou a importância da cooperação. “A ideia é levar serviços em conjunto com a Prefeitura, promovendo desde assistência médica até oportunidades de profissionalização com o suporte do IEL”, afirmou.
Segundo ele, a formalização da parceria deve ocorrer em breve, com ações previstas para beneficiar diretamente os natalenses.
Durante a reunião, o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, reforçou o papel da educação profissional como ferramenta estratégica para impulsionar a empregabilidade e preparar jovens para os desafios do mundo do trabalho, através do IEL Empregos e Programa de Estágios.
“O IEL tem um histórico consolidado de apoio à formação profissional e à inserção de jovens no mercado de trabalho. Com essa parceria, queremos fortalecer as oportunidades de estágio, capacitação e orientação de carreira”, completou.