Animais 31/07/2025 08:55
Descoberta assustadora: ninho com vespas radiativas é achado em instalação nuclear nos EUA
Uma descoberta assustadora foi feita em instalação nuclear em Aiken (Carolina do Sul, EUA): vespas radioativas.
As Operações de Controle Radiológico encontraram um ninho de vespas num poste próximo a um tanque na instalação de Savannah River, em Aiken, de acordo com um relatório do Departamento de Energia dos EUA.
A análise do ninho revelou que ele estava a 100 mil dpm, o que corresponde a um nível de radiação moderadamente alto, de acordo com reportagem da emissora WYFF. A descoberta foi feita na tarde de 3 de julho.
O ninho foi pulverizado para matar as vespas e ensacado como resíduo radiológico.
“O atraso no relatório foi para dar tempo de revisar a contaminação anterior da vida selvagem para garantir a consistência dos critérios de relatório”, afirmou o relatório, publicado nesta semana.
O ninho é considerado “contaminação radioativa herdada no local” e não está relacionado a uma perda de controle no que diz respeito à contaminação.
Contaminação radioativa herdada é a contaminação remanescente de atividades anteriores. O Departamento de Energia não citou outras razões para a contaminação das vespas. O solo e a área ao redor da usina não apresentavam qualquer contaminação, de acordo com o relatório.
A descoberta não impactou as operações na instalação. O local foi construído na década de 1950 para produzir os materiais necessários para a construção de armas nucleares durante a Guerra Fria, como trítio e plutônio-239.
As vespas sociais constroem ninhos com material vegetal, como polpa de madeira mastigada e saliva, dando-lhes uma aparência de papel. Esses ninhos podem ser encontrados em árvores, telhados, paredes e outros locais abrigados.
Deu em Page not Found
Descrição Jornalista