Futebol 23/07/2025 14:25

Posição do Botafogo na tabela surpreende Rizek: ‘Cenário melhor do que deveria. Tem muito a ver com a mentalidade vencedora construída’

Mesmo com mudanças no elenco, um início de 2025 turbulento e a chegada de um novo treinador, o Botafogo está na briga pelo título novamente no Campeonato Brasileiro, ocupando a quinta colocação, com 25 pontos.A posição na tabela do Glorioso é surpreendente, na avaliação de André Rizek, apresentador do programa “Seleção SporTV“.

– Acho que essa classificação do Botafogo é incrível. O Botafogo é o quinto colocado, estamos falando de um clube com muitos problemas na temporada, com muitas perdas, e o Botafogo está em quinto! E com jogador para estrear [casos de Danilo e Jordan Barrera]. Acho que é um cenário melhor do que deveria ser nesse momento – afirmou Rizek, que destacou a mentalidade vencedora construída com a chegada da SAF de John Textor:

– A colocação do Botafogo me surpreende. Dada a maneira como desenvolveu seu ano, as perdas que teve em relação ao time do ano passado, a demora em contratar técnico, depois substituir um técnico depois do Mundial… Acho que isso tem muito a ver como, rapidamente, o Botafogo virou a chave e construiu uma mentalidade vencedora nos anos de SAF. Todos os anos de SAF, do Botafogo, ele brigou na parte de cima. Agora, está brigando na parte de cima, ainda que todos os prognósticos apontassem para um ano mais problemático. Ainda vai estrear jogador, eu realmente acho o Danilo um baita jogador de meio campo, o Botafogo tem um ganho técnico absurdo com ele. Acho incrível olhar para a classificação e ver o Botafogo hoje na zona da Libertadores. Eu esperava menos.

Apesar de dizer discordar da justificativa usada para a demissão de Renato Paiva, Rizek destacou a ofensividade apresentada pelo Botafogo nos três jogos com Davide Ancelotti, nas vitórias sobre Vasco e Sport e no empate com o Vitória no Nilton Santos.

– O Textor, ao definir o Botafogo Way, tem um sonho de ver um Botafogo ofensivo, jogando para frente, que independe de você armar o time com três volantes ou não, você pode ser ofensivo com várias formações. Acho que o Renato Paiva foi mal julgado, na minha opinião, por esse Botafogo Way. Mas agora é Davide Ancelotti o técnico. São times da parte de baixo, mas os números nesses três jogos mostram o Botafogo criando bastante, como o dono quer. O time voltou da Copa do Mundo criando chances, e o problema maior identificado na Copa do Mundo foi contra o Palmeiras em que o time praticamente não criou. O time está criando chances, se o Botafogo encorpar um pouco mais o elenco, talvez o Botafogo consiga brigar por coisas maiores do que a gente imaginava – disse Rizek.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista