Mais do que isso, capaz de transformar o Botafogo em um time insuportável do meio para frente.
Barrera é um jogador de velocidade e que não tem medo de partir para cima do adversário quando recebe a bola. O grande problema para os rivais está justamente neste movimento.
O colombiano, quando recebe a bola, já planejou a jogada que pretende fazer, normalmente levando vantagem sobre os seus oponentes.
Vamos fazer uma projeção em um time que já conta, por exemplo, com Álvaro Montoro e com Savarino na criação de jogadas. Quando esses atletas se livram da marcação ou dominam a bola com alguma folga, a chance de um ataque perigoso aumenta demais.
Tendo um jogador que já sabe o que fazer antes de receber a bola como opção, caso de Barrera, o Glorioso pode ser letal.
Barrera pode jogar em mais de uma função

Vale lembrar que existem possibilidades de composição de ataque com Barrera também caindo por um lado de campo e com Artur jogando no outro lado.
Isso em um esquema onde apenas um entre Montoro e Savarino joga. No cheio calendário brasileiro, essa possibilidade sempre vai existir. Teríamos, com peças qualificadas, um esquema semelhante ao dos últimos meses sem grandes danos.
Vale destacar que o Botafogo hoje tem um centroavante titular, Arthur Cabral, que não tem a movimentação de Igor Jesus. Algo que torna ainda mais importante jogadores do naipe de Barrera e Montoro no time. Ou seja, o colombiano pode tornar o Botafogo insuportável.