Terra 29/06/2025 15:51

Este site mostra o tamanho real dos países — spoiler: não é o que você vê no mapa

O mapa-múndi tradicional, que você vê nos livros da escola, não reflete com precisão o tamanho real dos países.

Há muitos motivos para isso: mapas antigos geralmente eram imprecisos devido a enviesamento cultural, falta de praticidade e dificuldades técnicas.

Muitos países colonizados, por exemplo, eram retratados menores em mapas para ressaltar sua condição de “inferioridade” perante as colônias.

E o mapa que a gente costuma ver hoje é bem antigo: conhecido como Mapa de Mercator, ele foi desenhado por Gerardo Mercator, um cartógrafo flamengo do século 16 (“flamengo” é o gentílico de quem nascia em Flandres, atual norte da Bélgica).

Esse mapa ficou famoso por preservar o formato dos países e sua direcionalidade, de modo que ele servia perfeitamente para se orientar na época das grandes navegações (séculos 15 e 16).

O problema é que, para manter essas duas características, o Mapa de Mercator sacrifica a proporção. Ele representa a África e a Groenlândia como sendo praticamente do mesmo tamanho, sendo que, na vida real, o continente africano é 14 vezes maior que a ilha.

Outra imprecisão: a Rússia e o Canadá parecem ocupar 25% da superfície terrestre, sendo que, na realidade, não passam de 5%.

Além disso, o fato de a América do Sul também aparecer diminuída pode ser sinal de um eurocentrismo da época.

É claro que achatar um objeto de formato esférico para mostrá-lo num pedaço de papel é bem complicado — o cientista Carl Frederick Gauss provou em 1828 que é impossível fazer isso sem que haja alguma distorção.

O Mapa de Mercator, por exemplo, aumenta o tamanho dos países mais próximos aos polos, enquanto os mais próximos à linha do Equador têm tamanhos mais realistas.

Como ver o real tamanho dos países

Felizmente, hoje temos ferramentas que nos ajudam a corrigir esse problema.

site thetruesize.com permite que você veja e compare os tamanhos reais dos países.

Basta digitar o nome de um lugar na caixa de buscas e ele permite que você pegue a silhueta do país e a arraste para onde quiser no mapa.

Você sabia, por exemplo, que o Uruguai é maior que a Irlanda? Ou que a China cabe inteira na América do Sul e ainda sobra um pedação? Vale a consulta para ver essa e outras curiosidades.

Mas, dito tudo isso, você pode se perguntar: será que ninguém tentou criar um mapa com tamanhos mais realistas dos países? Sim, alguém tentou!

Projeção de Gall-Peters, criada pelo cartógrafo James Gall e pelo historiador Arno Peters, foi apresentada em 1855 e se propõe a manter o tamanho relativo dos países.

Em compensação, ela perde precisão no formato dos territórios — em comparação ao Mapa de Mercator, os países parecem que foram espremidos. Não dá para ter tudo, né?

Deu em Galileu

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista