Alimentos 28/05/2025 10:39
Só um país do mundo produz toda a comida que precisa, diz estudo; veja mapas
O estudo foi desenvolvido em uma parceria da Universidade de Goettingen, na Alemanha, com a Universidade de Edinburgh, no Reino Unido.
Seus resultados, publicados na revista Nature Food no dia 16 de maio, consideram a realidade agropecuária de 185 regiões no que se refere a sete grupos nutricionais: frutas, vegetais, laticínios, peixes, carnes, proteínas vegetais e alimentos ricos em amido.
A pesquisa indica que somente a Guiana, país da América do Sul que é vizinho do Brasil, pode ser considerada um país de autossuficiência total, já que garante a produção local dos sete grupos nutricionais. Na cola dela, a China e o Vietnã aparecem em segundo lugar no ranking, à medida que são capazes de plantar suficientemente seis dos sete tipos de alimentos.
Os dados projetam que uma em cada sete nações do mundo é “autossuficiente” em cinco ou mais categorias, sendo os países da América do Sul e da Europa aqueles que, em geral, mais se aproximam de tal status.
O Brasil, que só não consegue garantir a alimentação sem importação em dois dos sete grupos (vegetais e peixes), exemplifica isso.
Veja no mapa abaixo:
Em todo o mundo, o estudo também descobriu que 65% das regiões analisadas estavam produzindo carne e laticínios em excesso. Esse desequilíbrio foi percebido em comparação às próprias necessidades alimentares de suas populações.
Da mesma forma, notou-se uma escassez global de plantas ricas em nutrientes. Menos da metade dos países envolvidos no estudo produzem proteína vegetal suficiente para manter uma dieta ideal. Isso representa um baixo plantio de feijão, grão-de-bico, lentilha, nozes e sementes.
Estados insulares, países da Península Arábica e regiões em subdesenvolvimento são os mais propensos a depender de importações estrangeiras. O estudo destaca, inclusive, que seis deles – Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Macau, Catar e Iêmen – não produzem sequer o suficiente de um grupo para serem considerados autossuficientes em uma única categoria.
Nos mapas abaixo, divididos por grupos alimentares, você pode conferir quais são as principais deficiências de cada país:
Mas por que, afinal, o único país que produz todo o alimento que precisa é um país subdesenvolvido? A autossuficiência alimentar não está associada à riqueza.
“A baixa autossuficiência não é algo inerentemente ruim”, explica Jonas Stehl, primeiro autor do projeto, à BBC Science Focus. “Existem razões válidas e muitas vezes benéficas pelas quais um país pode não produzir a maior parte dos alimentos de que necessita”.
Isso pode ocorrer, por exemplo, em razão da baixa pluviosidade, de um solo de pouca qualidade para o plantio ou temperaturas instáveis para cultivar alimentos suficientes para a população. Nesses cenários, por vezes, pode ser mais eficiente e econômico investir na importação de regiões com características mais adequadas para produzir os alimentos.
“No entanto, inegavelmente, os baixos níveis de autossuficiência podem reduzir a capacidade de um país de responder a choques repentinos no fornecimento global de alimentos”, observa Stehl. “Assim, estão mais suscetíveis a sofrer com os efeitos de secas, guerras ou proibições de exportação”.
Os debates sobre as vantagens da autossuficiência aumentaram após a pandemia da Covid-19 e o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nas duas ocasiões, o fornecimento de alimentos precisou ser temporariamente interrompido, o que provocou falta de produtos e aumento dos preços em muitos mercados pelo globo.
Descrição Jornalista
01/08/2025 07:39 337 visualizações
01/08/2025 11:26 314 visualizações
Pesquisa calculou quantos microplásticos inalamos todos os dias em casa e no carro
01/08/2025 13:02 244 visualizações
Comunidade de animais mais profunda do mundo é descoberta em fossa na Rússia
01/08/2025 11:08 242 visualizações
Setores da indústria com maior impacto diante da taxação dos EUA reúnem-se na FIERN
01/08/2025 10:05 236 visualizações
Filho de Ancelotti, Davide começa a transformar o Botafogo
01/08/2025 07:08 200 visualizações
Liga recruta pessoas pré-diabéticas para estudo sobre hábitos saudáveis
01/08/2025 08:42 199 visualizações
01/08/2025 16:59 181 visualizações
Waack: Situação política entre Brasil e EUA é irreconciliável
01/08/2025 09:45 171 visualizações
Moraes manda recado a Trump em jantar com Lula e colegas do STF
01/08/2025 08:25 131 visualizações