Tecnologia 25/05/2025 08:12

Saiba por que devemos tirar a ‘capinha’ de proteção do celular enquanto ele carrega

Você sabia que, em média, as baterias de lítio da maioria dos celulares são projetadas para completar de 500 a 1.000 ciclos de carga?

Vale ressaltar que esse intervalo depende da idade do aparelho. Por exemplo, o iPhone 14 e suas versões anteriores possuem 500 ciclos de carga, enquanto modelos posteriores suportam 1.000.

Embora as informações acima estejam visíveis nos manuais do usuário, os fabricantes nem sempre incluem medidas para proteger a bateria. Por que, então, é sugerido remover a capa de proteção ao carregar o celular?

A AVG, empresa tcheca de tecnologia e antivírus, explica que é normal os celulares esquentarem um pouco durante o carregamento, porque as baterias de íons de lítio liberam calor ao entrarem em contato com a eletricidade.

No entanto, quando esse aumento de temperatura ocorre por um período prolongado, pode indicar um problema sério.

Um dos motivos pelos quais a bateria superaquece é porque as chamadas “capinha”, principalmente as de silicone, “retém” as altas temperaturas.

Normalmente, o celular fica entre 0° e 35°. Exceder esse limite pode afetar o desempenho do dispositivo e da fonte de energia, ou seja, o carregador.

Por isso, empresas como Samsung e Apple sugerem que, para aumentar a vida útil da bateria, ela não deve ser exposta a altas temperaturas ou fatores que façam com que elas subam.

Como prolongar a vida útil da bateria?

Lembre-se de que nem todos os celulares funcionam da mesma forma e os cuidados de cada aparelho dependem das instruções do fabricante. Remover a capa pode ser uma medida preventiva, mas não é obrigatório para todos os dispositivos.

Outras medidas que você pode tomar para prolongar a vida útil da bateria incluem:

  • Evite carregar seu telefone em ambientes de alta temperatura, aconselha a Apple
  • Reduza o brilho da tela ao mínimo, o que faz com que ela carregue mais rápido e evita que o dispositivo funcione em uma velocidade forçada
  • Não utilize o celular enquanto ele estiver carregando
  • Não abra jogos ou aplicativos pesados durante o carregamento
  • Carregue a bateria do seu celular entre 20% e 80%
  • Utilize adaptadores de energia e carregadores originais, já que versões falsificadas podem danificar a bateria ou o dispositivo

Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista