Indústria 25/05/2025 14:29

Palestra magna sobre oportunidades com guerra tarifária marca abertura da Semana da Indústria, dia 26

Oportunidades para o setor industrial na guerra tarifária global será o tema em debate na palestra magna, que marca a abertura oficial da Semana da Indústria realizada na próxima segunda-feira (26), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

O evento terá como palestrante Paulo Vicente dos Santos Alves, doutor em Administração de Empresas e professor da Fundação Dom Cabral, a partir das 9h, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, em Natal, durante reunião ampliada da Diretoria da FIERN.

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/abertura-semana-da-industria-2025-palestra-oportunidades-para-a-industria-na-guerra-tarifaria-global/2958147

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a atualidade e relevância do tema para o setor industrial e demais setores da economia do Estado e do país.

“Diante dos desdobramentos dos recentes conflitos geopolíticos, nos quais as disputas tarifárias ganharam protagonismo, convidamos um especialista que acompanha e analisa as tendências globais”, afirmou Roberto Serquiz. Ele também mencionou a expertise de Paulo Vicente como autor de livros sobre estratégia e seu “amplo conhecimento” nessas áreas.

“Esta será uma ocasião valiosa para aprofundar a discussão sobre os múltiplos aspectos da ‘guerra tarifária’, suas implicações, os riscos envolvidos e sobretudo as oportunidades que se abrem para o Brasil e, em particular, para o Rio Grande do Norte.

O conhecimento é fundamental para que as oportunidades sejam estrategicamente percebidas e aproveitadas, podendo significar crescimento mesmo diante de dificuldades ou melhores chances de superar desafios”, acrescentou o presidente da FIERN.

A palestra integra a programação da Semana da Indústria do Sistema FIERN, que acontece do dia 21 a 30 de maio, em alusão ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio.

A FIERN tradicionalmente planeja uma série de eventos em diferentes regiões do Rio Grande do Norte — com participação do SESI, SENAI, IEL e federação —, e atividades abertas ao público, além de ações voltadas ao fortalecimento do ambiente industrial potiguar para marcar a Semana da celebração.

Semana da Indústria do Sistema FIERN

Além da palestra magna dia 26, a programação da Semana da Indústria do Sistema FIERN segue com o Dia D de Mercado, com promoções especiais de produtos e serviços para a indústria nas unidades do SESI, SENAI e IEL, no dia 27. Já na quarta (28), às 19h, acontece a cerimônia de posse dos novos membros da FIERN Jovem, o programa de desenvolvimento de novas lideranças industriais da Federação.

Como parte das ações culturais previstas, o Teatro Riachuelo será palco da grande final do Festival do Industriário SESI Entoando Canções, na quinta-feira (29), às 19h.

A Semana será encerrada na sexta-feira (30) com o lançamento do Memorial da Indústria, às 16h, no Solar Bela Vista, em Natal, um espaço de valorização da história e da memória da indústria potiguar.

No último dia 21, a FIERN lançou o programa “Ela Faz Indústria”, que visa capacitar e fortalecer a liderança feminina nas indústrias do estado, em evento na Casa da Indústria. E nesta sexta, dia 23, acontece das 9h às 15h, o Dia D da Vacinação do Trabalhador da Indústria, promovido pelo SESI-RN nas SESI Clínicas Natal e Mossoró, e em indústrias em diferentes regiões do estado.

Sobre o palestrante

O professor Paulo Vicente possui doutorado em Administração de Empresas e mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele leciona na Fundação Dom Cabral (FDC) e já atuou como subsecretário de Planejamento da Secretaria de Gestão do Rio de Janeiro. Sua experiência profissional abrange diversos setores, incluindo Governamental, Defesa, Aeroespacial, Educação e Energia, além de consultorias para empresas como BAT (British American Tobacco), IADB/BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Petrobras, Shell e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Em 2004, foi premiado no L’Oréal Marketing Award pela Publicis como professor orientador da Melhor Estratégia de Marketing. Paulo Vicente também é membro da Strategic Planning Society (SPS-UK) e membro fundador do Strategic Management Forum. Entre seus livros, destacam-se “Jogos de Empresas” (Pearson/Makron Books), “Jogos e Simulações de Empresas” (Alta Books) e “Gestão Pública Contemporânea” (Alta Books).

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista