Corrupção 24/05/2025 08:20
INSS começa a devolver descontos indevidos de abril nesta segunda
Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber a devolução dos valores a partir desta segunda-feira (26). Ao todo, serão reembolsados R$ 292 milhões.
No fim de abril, o INSS determinou a suspensão desses descontos. Contudo, como a folha de abril já estava processada, os débitos ainda foram aplicados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. Esses valores foram retidos pelo próprio INSS e não foram repassados às entidades.
Agora, os reembolsos ocorrerão junto com os pagamentos normais dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, sem necessidade de qualquer solicitação por parte dos beneficiários.
Calendário de devolução
A data do reembolso varia conforme o valor do benefício e o número final do benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador.
Quem recebe até um salário mínimo:
Quem recebe acima de um salário mínimo:
Descontos de meses anteriores
Para valores descontados antes de abril, o segurado deve informar ao INSS se não reconhece ter autorizado os débitos. Esse procedimento pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos; basta confirmar se houve ou não autorização.
Se a entidade não conseguir comprovar a autorização, ela será obrigada a devolver os valores ao INSS, que repassará o montante ao beneficiário diretamente na conta bancária ou no cartão onde recebe o benefício.
Atendimento nos Correios
A partir de 30 de maio, será possível consultar possíveis descontos indevidos também nas agências dos Correios. Mais de 4.700 unidades em todo o país estarão preparadas para esse atendimento, com cerca de 20 mil funcionários treinados a partir de 26 de maio.
Após fazer a consulta presencial, há um prazo de 15 dias úteis para que a entidade apresente os documentos que comprovem a autorização do desconto. Depois desse prazo, o segurado pode retornar à agência para confirmar ou contestar a resposta recebida.
Canais oficiais de atendimento
Além do aplicativo Meu INSS, a Central 135 também está disponível para esclarecer dúvidas e verificar se houve desconto não autorizado. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os horários com menor espera são após as 16h e aos sábados.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que não entra em contato com os segurados por telefone, SMS, WhatsApp ou e-mail para tratar de devoluções ou confirmações de dados. O único canal oficial para notificações é o aplicativo Meu INSS. Desconfie de mensagens e ligações suspeitas e nunca compartilhe dados pessoais fora dos canais oficiais.
Todas as informações estão disponíveis no site gov.br/inss e nas redes sociais oficiais do Instituto.
Como usar o aplicativo Meu INSS
O app Meu INSS pode ser baixado gratuitamente na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android). Para acessar, é necessário criar uma conta com CPF e senha.
Passo a passo para verificar descontos:
Outra forma é consultar o extrato do benefício:
Na página inicial, selecione “Extrato de benefício”.
Escolha o número do seu benefício.
Confira se há cobranças de mensalidades não reconhecidas.
Se identificar um desconto não autorizado, você pode solicitar a devolução de forma simples:
Pelo próprio app, clicando no botão que aparecerá junto à notificação.
Pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Deu em IG
Descrição Jornalista
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua anos atrás
24/05/2025 14:13