A capital potiguar se prepara para mais uma grande celebração do esporte: o Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento, que será realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2025, na Praia de Miami, promete movimentar o cenário esportivo, turístico e social da cidade.

Para garantir o sucesso da competição, representantes da Prefeitura do Natal participaram, nesta segunda-feira (19), de uma reunião técnica na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

O encontro teve como objetivo alinhar as ações intersetoriais que darão suporte à estrutura do evento, fortalecendo a parceria entre gestão municipal e organização do circuito.

“A última edição foi um grande sucesso, e em 2025 o evento volta com ainda mais força”, afirmou o secretário da SEL, Hermes Câmara. “Estamos com um trabalho conjunto envolvendo diversas secretarias para garantir segurança, mobilidade, limpeza, organização do comércio local e ações culturais que vão enriquecer ainda mais a experiência do público.”

Entre os destaques do apoio da Prefeitura estão o controle de trânsito na região, coordenado pela STTU, a intensificação da limpeza urbana com equipes da Urbana e ampliação dos depósitos de lixo, a organização dos ambulantes pela Semsur e, ainda, uma programação especial com atividades culturais promovidas pela Funcarte e Secretaria de Turismo.

A proposta é oferecer uma estrutura acolhedora tanto para os competidores quanto para o público, com atenção especial à preservação dos espaços públicos e à valorização da cultura local.

Para o diretor geral da WSL South America, Xandi Fontes, a edição de 2024 superou expectativas e deixou um legado positivo. “A recepção do público em Natal foi impressionante. A Prefeitura nos atendeu de forma exemplar em todas as demandas, o que foi essencial para o sucesso da etapa. Voltamos este ano com entusiasmo redobrado, certos de que teremos mais um grande evento”, afirmou.

Durante a reunião, Fontes também destacou a importância da dimensão social do circuito e fez um convite especial para que crianças atendidas por projetos sociais da Prefeitura possam vivenciar a experiência do evento de perto. “Queremos que elas acompanhem e participem das atividades, que vão além das competições: teremos aulas de surfe, clínica de altinha, ações educativas e ambientais, espaço kids e a presença do Projeto Novas Ondas. É uma oportunidade de lazer, aprendizado e inclusão”, destacou.

A edição 2025 do Circuito Banco do Brasil de Surfe distribuirá 4.000 pontos no ranking sul-americano — quatro vezes mais que na edição anterior —, o que deve atrair grandes nomes do surfe e consolidar ainda mais Natal como referência no cenário esportivo nacional.

Deu no Portal da PMN