Futebol 15/05/2025 06:12
Levado pela torcida, Botafogo vence o Estudientes em jogaço e segue vivo na Libertadores
Num jogaço típico de Libertadores, o Botafogo mostrou porque é campeão e, nos braços de seu torcedor, que fez tremer o Estádio Nilton Santos, venceu o Estudiantes por 3 a 2 nesta quarta-feira (14/5), mantendo-se vivo na competição.
O Glorioso chegou aos nove pontos e é o terceiro do Grupo A. Agora, precisa de uma vitória por qualquer placar sobre a Universidad de Chile (líder com 10), na última rodada, dia 27 de maio, também no Nilton Santos, para chegar às oitavas de final.
Só um time procurou jogar no primeiro tempo, como já era esperado. O Botafogo teve a bola, enquanto o Estudiantes veio com uma linha de cinco atrás, quatro no meio e apenas Alario na frente. Era jogo de paciência, como o técnico Renato Paiva já previa. A torcida alvinegra comprou o barulho, e incentivou o time para tentar furar o ferrolho argentino.
A primeira boa chance do Botafogo só veio aos 20 minutos. Em boa trama ofensiva, Igor Jesus enfiou, Artur cruzou já dentro da área e Cuiabano cabeceou por cima.
O panorama era esse: bola com o Fogão para tentar furar a defesa. E o gol saiu, aos 42 minutos. Jair fez lindo lançamento virando o jogo, Artur chutou cruzado para o meio e Rwan Cruz, surpresa na escalação e aposta de Paiva, chegou de carrinho, no segundo pau, estufando as redes: 1 a 0.
O Niltão explodiu.
O atual campeão estava na frente. E o Botafogo quase foi para o intervalo com uma vantagem ainda maior. Nos acréscimos, com o time empurrado pelas arquibancadas, Cuiabano foi à linha de fundo e cruzou e Igor Jesus cabeceou no cantinho, mas o goleiro Mansilla conseguiu espalmar e evitar o segundo gol.
O Botafogo voltou do intervalo querendo o segundo. Logo no primeiro minuto, Rwan Cruz fez a jogada pela esquerda e deu em Cuiabano, que invadiu a área e chutou, a bola desviou na defesa e Mansilla salvou.
Aos seis, Vitinho cruzou da direita, Igor Jesus cabeceou, a bola pegou em Boselli, triscou o travessão e saiu. Na cobrança de escanteio, Alex Telles bateu, Mansilla saiu em vão e Igor Jesus cabeceou para o gol vazio: 2 a 0.
Era uma vitória merecida, mas um lance esquisito acabou mudando um pouco o panorama da partida. Aos 14 minutos, o árbitro deu pênalti para o Estudiantes, por um toque de mão de Gregore. Tiago Palacios cobrou rasteiro, a bola bateu na trave e entrou – John foi nela, mas não teve como chegar: 2 a 1. E aí o jogo ficou nervoso, com a diferença mínima no placar.
Com as mudanças, o Estudiantes passou a se postar melhor em campo e a vantagem alvinegra foi para o brejo. Aos 31 minutos, Arzamendia rolou da esquerda, Jair tentou cortar e a bola sobrou limpa para Tiago Palacios fazer o segundo dele e o segundo dos argentinos, empatando o jogo. Tensão no Niltão.
Mas o Botafogo não tinha o que fazer a não ser buscar de novo o gol. Aos 38, ele quase veio: Mateo Ponte rolou para trás e Artur tentou encobrir o goleiro, jogando por cima. No minuto seguinte, Marlon Freitas descolou mais um lançamento de cinema, Artur dominou já driblando dois marcadores e deslocou Mansilla, marcando um golaço e fazendo o Nilton Santos tremer: Glorioso 3 a 2. DEU FOGÃO!
O último jogo do Botafogo no Grupo A da Libertadores será contra a Universidad de Chile, dia 27, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
O próximo compromisso do Glorioso é domingo (18/5), contra o Flamengo, às 18h30, no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Deu em FogãoNet
Descrição Jornalista
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
15/05/2025 11:42
Potiguar faz história e é campeã mundial de judô paralímpico
15/05/2025 11:17
Negras são 80% das mulheres mortas no RN de 2013 a 2023
15/05/2025 10:48