Indústria 14/05/2025 07:02

FIERN sedia reunião da Associação de Moda do RN e apresenta projetos para o setor

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) sediou, na manhã desta terça-feira (13), a 1ª Reunião Ordinária da Associação de Moda do Rio Grande do Norte (AMO-RN) de 2025.

O encontro reuniu membros, diretores e fundadores da associação, além de gestores e colaboradores do Sistema FIERN, que apresentaram projetos e reforçaram o apoio institucional à entidade.

“O apoio da Federação é muito importante. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, nos acolheu e abriu um leque de possibilidades para que possamos trabalhar nossos objetivos: contribuir, prosperar, gerar negócios para o RN e dar visibilidade à moda, tanto na área têxtil quanto na de confecção e em tudo que agrega valor ao setor. Nosso foco é promover a prosperidade para o estado”, destacou a presidente da AMO-RN, Débora Sayonara.

A reunião teve como pauta central a apresentação do Planejamento Estratégico da AMO-RN, conduzida pelo executivo do o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT-RN) Daniel Lana, que também representou o sindicato.

Segundo ele, a associação tem como missão atrair, induzir, influenciar e catalisar negócios para os associados, gerando inovação e desenvolvimento por meio do segmento da moda.

Ele ressaltou a importância da união entre a AMO-RN e os sindicatos da indústria têxtil e de confecção vinculados à FIERN, como estratégia de fortalecimento do setor no estado. “Não podemos mais atuar de forma isolada. [Espero] que todos saiam daqui maiores do que chegaram”, afirmou.

O diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário do RN (SINDVEST-RN), Márcio Carvalho, também participou da reunião e falou sobre a realização de uma pesquisa detalhada que irá mapear o setor têxtil e de confecção no estado.

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Juan Saavedra, apresentou os serviços da instituição, que atua ao lado do SESI-RN e SENAI-RN no desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento da indústria.

Ele destacou programas como o de estágio, capacitações e iniciativas das unidades operacionais. “Temos um propósito muito forte de fomentar a indústria do nosso estado em articulação com os demais braços do Sistema Indústria”, afirmou.

Durante o encontro, a analista de dados do Observatório da Indústria MAIS RN, Suellen Torres, expôs dados do Atlas da Indústria, destacando que o setor de confecção emprega mais de 13,2 mil pessoas no estado. “Nosso trabalho é oferecer dados e pesquisas para embasar a tomada de decisões dos setores industriais”, explicou.

A gestora do Programa de Apoio à Micro e Pequena Empresa Industrial (Procompi), Kesiane Santana, e a assessora executiva da FIERN, Susie Macedo, apresentaram projetos voltados à transformação digital, gestão da inovação, fortalecimento da liderança feminina na indústria potiguar e otimização de processos produtivos.

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista