Eventos 13/05/2025 21:28

Mostra Stella do Patrocínio promove nesta semana debate sobre saúde mental e inclusão social através do cinema

O Coletivo Kurta na Kombi apresenta, nesta semana, a Mostra Stella do Patrocínio: Cinema e Saúde Mental, uma iniciativa que une cultura e saúde para ampliar o debate sobre inclusão, cidadania e bem viver.

Com atividades em Currais Novos e Natal, a Mostra propõe reflexões sobre a luta antimanicomial, os impactos das opressões de gênero, raça e classe no sofrimento mental e o papel do audiovisual na transformação social a partir do dia 14.

Compreendendo o papel do cinema na sensibilização e reflexão sobre questões sociais, a Mostra tem como objetivo fomentar o debate em torno da saúde mental, do combate ao estigma e ao preconceito, das possibilidades de cuidado, da inclusão social e da garantia de direitos. As atividades têm acesso gratuito e contam com recursos de acessibilidade.

Para Marcelle Silva, produtora cultural, psicóloga e ativista da luta antimanicomial, a realização do projeto é motivo de grande entusiasmo: “A Mostra Stella do Patrocínio: Cinema e Saúde Mental é uma iniciativa fundamental, pois valoriza a história da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil, promovendo articulações entre os campos da saúde mental e da cultura”, afirma.

As obras selecionadas para compor as mostra propõem reflexões profundas sobre os vivências sociais na produção do sofrimento psíquico, reafirmando o cinema como meio potente de crítica, cuidado e resistência.

Os filmes selecionados são: Aracati (Dir. Veruza Rolim Guedes, PB, 2023); Clave de Sol (Dir. Anderson Figueredo da Silva, RN, 2024); Deus Não Deixa (Dir. Marçal Viana, RJ, 2023); Diário (Dir. Nathália Medeiros Gandin, RN, 2024); Espelho Meu (Dir. Alexandre Estevanato, SP, 2024); Fitoterapia (Dir. Eduardo Piotroski, RS, 2023); Ondas Temporais (Dir. Carmim, RN, 2025) e Pêndulo (Dir. Alexandre Estevanato, SP, 2022).

As atividades começam na quarta-feira (14) em Currais Novos na Escola Estadual Tristão de Barros às 07h com a Oficina Cine Memórias, direcionada para estudantes de escolas públicas e busca refletir sobre memória, território e exclusão a partir da vida de Stella do Patrocínio.

Às 15h será realizada Roda de Conversa “Arte, cultura e luta antimanicomial” com a psicóloga Maria Emília de Souza Silva na Casa de Cultura Popular Palácio do Minerador. A programação segue com apresentação cultural do grupo Caçuá de Mamulengos na Praça Tomás Salustino às 18h.

E para encerrar, teremos a Mostra de Cinema e Saúde Mental na Praça Tomás Salustino às 18h30 com exinição dos curtas-metragens Fitoterapia (Dir. Eduardo Piotroski, RS, 2023); Diário (Dir. Nathália Medeiros Gandin, RN, 2024); Aracati (Dir. Veruza Rolim Guedes, PB, 2023) e Pêndulo (Dir. Alexandre Estevanato, SP, 2022).

Em Natal a Mostra Stella do Patrocínio será realizada na sexta-feira (16) de maio com programação na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima às 07h00 com a Oficina Cine Memórias.

Às 15h00 tem a roda de conversa “Pensando a interseccionalidade da luta antimanicomial com os movimentos negros e feministas” com as convidadas Ana Karenina Arraes e Marcela Andressa Costa, na Praça Padre João Maria. E para encerrar, a apresentação cultural com o Centro de Convivência e Cultura na Praça Padre João Maria às 18h, seguida da Mostra de Cinema e Saúde Mental.

A Mostra Stella do Patrocínio: Cinema e Saúde Mental é uma realização da Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte e do Governo do Estado, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

O evento conta com a produção do Coletivo Kurta na Kombi e o apoio de diversas instituições e parceiros locais, como Botija Produções, Casarão de Poesia, Casa de Cultura Popular Palácio do Minerador, CAPS Maria Vênus Cunha, Escola Estadual Tristão de Barros, Estação do Cordel, Prefeitura de Currais Novos, Centro de Convivência de Natal, Escola Estadual Alceu Amoroso Lima e Prefeitura do Natal.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista