Indústria 09/05/2025 20:22

FIERN e SINDRECICLA-RN participam de reinauguração da unidade de triagem de resíduos em Arez

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arez — Amarez ampliou sua capacidade de atuação com o recebimento de novos equipamentos e reestruturação do centro de operações.

Para celebrar a nova fase, a Amarez realizou uma solenidade, nessa quinta-feira (8), com participação do presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, e do presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício, além de autoridades estaduais e municipais.

Inaugurada em 2019, a unidade de triagem de resíduos da Amarez surgiu com o objetivo de dar destinação adequada aos resíduos sólidos, capacitar e gerar renda para catadores de material reciclável, implantar uma cultura de coleta seletiva e prover insumo para a indústria de reciclagem.

Com investimentos dos departamentos nacional e regional do SESI, o projeto piloto também previa o fornecimento, pela Prefeitura, de cestas básicas aos profissionais do centro e a educação ambiental nas escolas municipais. Porém, as atividades no centro foram afetadas pela pandemia.

A nova fase do projeto conta com novos equipamentos para os profissionais da associação, além de uma nova prensa enfardadeira, uma balança etiquetadora, um caminhão e um triciclo para a coleta dos resíduos.

Serquiz, que à época da inauguração era presidente do SINDRECICLA-RN e idealizou a criação da unidade de triagem da Amarez, relembrou a história do projeto.

“Quando chegamos aqui pela primeira vez e visitamos o lixão junto a diversos empresários do setor da reciclagem, identificamos a cidade de Arez com grandes condições de receber esse projeto piloto”, conta. “Identificamos a qualidade dos resíduos que estavam no lixão. Mais de 70% do que estava ali poderia ser reprocessado”, completa.

“Hoje, o SINDRECICLA-RN conta com 33 empresas associadas, que podem ser compradoras do material aqui operacionalizado. A partir disso, cria-se todo um ecossistema de sustentabilidade, com impactos positivos no meio ambiente e no meio social”, acrescenta Serquiz.

Ele ressalta que, com os novos equipamentos, a unidade de triagem amplifica seu potencial. “Isso aqui tem potencial para ser muito mais, com o envolvimento de todos. Da Prefeitura, dos vereadores e de toda a comunidade”, aponta. “O projeto passou por percalços, que foram vencidos. Agora chegou um momento de bonança e é preciso aproveitar”, conclui Serquiz.

O presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, destaca a capacidade do projeto de transformar a vida das pessoas que nele atuam. “A maior parte dos municípios do estado do Rio Grande do Norte tem baixa capacidade de geração de emprego. Por que não criar uma associação em cada município?”, frisa.

“Se hoje temos 20 pais e mães de família, são 20 famílias assistidas graças a essa iniciativa. Então, precisamos dar condições para que essas pessoas se mantenham aqui”, acrescenta.

Patrício parabenizou o presidente da FIERN, pela iniciativa de fundar o projeto, e a Amarez pela resiliência para dar continuidade. “Agradeço a cada um que faz parte da Amarez e ao presidente Roberto, que teve a sensibilidade de entender que esse projeto era vital para o município”, finaliza.

Paulo Silva, presidente da Amarez, também relembrou a trajetória da associação e expressou otimismo com a nova fase para o centro operacional.

“A iniciativa do presidente Roberto Serquiz foi muito importante para a cidade. A pandemia nos atrapalhou muito, mas com o tempo a coisa foi ganhando forma e curso, as parcerias que foram chegando junto com a Amarez nos deram fôlego e a gente continuou nosso trabalho de forma responsável, com o objetivo à frente”, afirma.

O evento ainda contou com a certificação dos profissionais da coleta seletiva que atuam no centro pelo treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho.

Também participaram do evento o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Sérgio Pinheiro; o prefeito de Arez, Bergson de Oliveira; o procurador regional do Trabalho no Rio Grande do Norte, Xisto Tiago de Medeiros Neto; e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias.

Deu no Portal da Fiern

 

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista