O Conselho de Administração do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte aprovou a entrada de quatro novas empresas, em reunião realizada de forma híbrida, nesta quarta-feira (7), na Casa da Indústria.
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) integra o conselho ao lado do SENAI-RN, Coopesbra, Brava Energia, Intermarítima Portos & Logística e Emgepron.
As empresas incluídas no Cluster foram a Tenproject, empresa italiana com representação em Fortaleza/CE na área de engenharia e diversificação de matrizes energéticas renováveis; o escritório de advocacia Giovanna Wanderley, especializada em direito marítimo, de propriedade intelectual e inovação; além das empresas de engenharia de aquicultura BR Aqua e AKVA.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressalta a rápida evolução do Cluster ao longo de um ano.
“Hoje completa exato um ano do lançamento do Cluster Tecnológico Naval do RN para a sociedade e tivemos uma evolução considerável nesse período. Esperamos crescer e nos consolidar ainda mais para que os debates que o cluster propõe sejam cada vez mais efetivos”, comenta.
Já o presidente executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Amaro Sales de Araújo, destaca a importância do crescimento da associação. “As novas empresas chegam para somar aos debates do Cluster e para a discussão do desenvolvimento da Economia do Mar”, afirma Amaro, que também é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Também participaram da reunião o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o gerente administrativo financeiro da Intersal, Fábio Hereda, representando a Intermaritima; o Almirante Calheiros, presidente da Emgepron; a analista de suprimentos da Brava Energia, Beatriz Silva; e o secretário executivo do Cluster, Daniel Lana.
Cluster Tecnológico Naval
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte – CTN RN é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à Economia do Mar potiguar, na esquina do Continente sul-americano.
A Associação foi fundada por seis instituições de interesses complementares: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Intermarítima Portos e Logística S.A., o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (SENAI-RN), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (COOPESBRA) e a Brava Energia.
Com um litoral de 410 km, o Rio Grande do Norte apresenta fortes vocações logística, pesqueira, de geração energética de óleo e gás e eólica singulares.
Situando-se no limite do continente sul-americano, na esquina do Brasil, área de enorme confluência de rotas marítimas nacionais e internacionais, o RN apresenta enormes vantagens competitivas para o desenvolvimento de sua economia do mar.
Desta forma, a criação do Cluster tem por objetivo atrair a iniciativa privada, para a geração de negócios e a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente a indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas em nossos principais segmentos de atuação.