Psicologia 04/05/2025 11:25
Nem verde, nem amarelo: as cores usadas pelas pessoas mais inteligentes, segundo os psicólogos
De acordo com psicólogos, a escolha das cores vai muito além da estética: ela pode estar diretamente ligada à forma como pensamos, nos comportamos e até como resolvemos problemas.
E quando o assunto é inteligência, as pessoas mais brilhantes parecem ter uma paleta de cores bastante específica — e não, não envolve o verde ou o amarelo.
Segundo estudos em psicologia das cores, pessoas com alto QI ou com traços de inteligência emocional elevada tendem a se atrair por tons mais sóbrios, neutros e elegantes. As cores mais associadas à inteligência incluem:
Essas tonalidades são menos estimulantes visualmente, o que reduz distrações. Isso permite que o cérebro se concentre em tarefas complexas, facilitando o raciocínio lógico e a criatividade analítica. Além disso, tons como o azul e o cinza promovem uma sensação de tranquilidade — estado ideal para tomadas de decisão inteligentes
Cores muito vibrantes como amarelo e verde-limão, embora alegres, podem provocar agitação e dispersar o foco. Não é que pessoas inteligentes nunca usem essas cores, mas elas geralmente preferem tons mais discretos no dia a dia, especialmente quando precisam se concentrar ou tomar decisões importantes.
Se você quer estimular sua inteligência e produtividade, aposte nas opções certas:
Nem verde, nem amarelo: segundo os psicólogos, as pessoas mais inteligentes são seletivas com as cores que usam — e isso faz toda a diferença.
Apostar em tons como azul, cinza e preto pode ser mais do que um estilo; pode ser um reflexo direto da sua capacidade de pensar com clareza, lógica e eficiência. Afinal, cor também é linguagem — e as mentes mais brilhantes sabem exatamente como usá-la a seu favor.
Deu em MSN
Descrição Jornalista