Anistia 28/04/2025 15:10

Pesquisa: 70% dos brasileiros consideram injusta pena de 14 anos para Débora Rodrigues

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que 70,8% dos brasileiros consideram injusta a pena de 14 anos de prisão imposta a Débora Rodrigues dos Santos, a cabeleireira que manchou com batom a estátua da Justiça, durante os atos de 8 de janeiro de 2023.

De acordo com o levantamento, 58,5% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento da pena aplicada à ré. Entre esses, 70,8% disseram considerar a punição injusta, enquanto 25,7% a consideraram justa e 3,6% preferiram não opinar.

A condenação foi definida pela maioria dos ministros da 1ª Turma do STF — Alexandre de MoraesFlávio Dino e Cármen Lúcia — que seguiram a linha de penalização mais severa. Já o ministro Cristiano Zanin sugeriu pena de 11 anos, e Luiz Fux propôs pena de apenas 1 ano e seis meses, considerando que não haveria provas robustas para condenação por outros crimes além do dano ao patrimônio tombado.

Percepções sobre o 8 de janeiro

Além da opinião sobre a pena, o instituto também sondou como os brasileiros enxergam os eventos do 8 de janeiro:

  • Para 35,9%, os atos representaram um “ato irresponsável por não concordar com o resultado da eleição”;
  • 27,9% classificaram os episódios como “vandalismo e quebra-quebra”;
  • Apenas 29,5% consideraram que houve “tentativa de golpe de Estado para tomar o poder”.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de abril, ouvindo 2.020 eleitores em 160 municípios de 26 Estados e no Distrito Federal. A amostra possui grau de confiança de 95% e margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deu em Contra Fatos

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista