Consumidor 28/04/2025 07:49

Brasileiros sofrem 10 bilhões de ligações de robôs no mês

No Brasil, robôs discam 10 bilhões de chamadas por mês para verificar linhas ativas e alimentar operações de telemarketing e golpes, segundo investigação do Fantástico , que mapeou como empresas fornecem esses programas de forma clandestina.

As chamadas automáticas, conhecidas como “robocalls” ou “metralhadoras”, duram até seis segundos antes de cair e usam números virtuais inexistentes.

Esse “ping” rápido serve como “ prova de vida ”: se alguém atende, o número é repassado para atendentes humanos de centrais de telemarketing, poupando-lhes o tempo de ligar a contatos inativos.

Impactos na vida cotidiana

Em entrevista ao Fantástico, a empresária Rosaura Brito, de Santo Antônio da Patrulha (RS), diz: “Eu recebo de 30 a 40 chamadas por dia. Começa 8h01 da manhã” – mesmo inscrita no site “ Não Me Perturbe ” da Anatel.

Já a servidora Gabriela Scholl, de Santana do Livramento (RS), perdeu um exame médico por não atender uma chamada urgente.

Golpes e fraudes eletrônicas

Quadrilhas exploram robocalls para aplicar golpes realistas, usando áudios gravados e até inteligência artificial.

O advogado José Milagre alerta que “muitos criminosos forçam você a dizer ‘sim’ ou ‘não’, para usar depois em contratos”, em entrevista ao programa. Ainda segundo ele, alterar o DDD para enganar consumidores pode dar até oito anos de prisão.

Bloqueio e combate

Especialistas lembram que bloquear números não resolve: cada ligação vem de um código diferente.

A Anatel afirma ter reduzido 222 bilhões de chamadas entre junho de 2022 e março de 2025 e implementa o selo “ origem verificada ”, que exibirá nome e logo da empresa ao chamar.

O Idec, representado por Luã Cruz, reforça que ligações “mudas ou insistentes” violam o Código de Defesa do Consumidor.

Deu em IG
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista