Consumidor 28/04/2025 07:49
Brasileiros sofrem 10 bilhões de ligações de robôs no mês
No Brasil, robôs discam 10 bilhões de chamadas por mês para verificar linhas ativas e alimentar operações de telemarketing e golpes, segundo investigação do Fantástico , que mapeou como empresas fornecem esses programas de forma clandestina.
As chamadas automáticas, conhecidas como “robocalls” ou “metralhadoras”, duram até seis segundos antes de cair e usam números virtuais inexistentes.
Esse “ping” rápido serve como “ prova de vida ”: se alguém atende, o número é repassado para atendentes humanos de centrais de telemarketing, poupando-lhes o tempo de ligar a contatos inativos.
Em entrevista ao Fantástico, a empresária Rosaura Brito, de Santo Antônio da Patrulha (RS), diz: “Eu recebo de 30 a 40 chamadas por dia. Começa 8h01 da manhã” – mesmo inscrita no site “ Não Me Perturbe ” da Anatel.
Já a servidora Gabriela Scholl, de Santana do Livramento (RS), perdeu um exame médico por não atender uma chamada urgente.
Quadrilhas exploram robocalls para aplicar golpes realistas, usando áudios gravados e até inteligência artificial.
O advogado José Milagre alerta que “muitos criminosos forçam você a dizer ‘sim’ ou ‘não’, para usar depois em contratos”, em entrevista ao programa. Ainda segundo ele, alterar o DDD para enganar consumidores pode dar até oito anos de prisão.
Especialistas lembram que bloquear números não resolve: cada ligação vem de um código diferente.
A Anatel afirma ter reduzido 222 bilhões de chamadas entre junho de 2022 e março de 2025 e implementa o selo “ origem verificada ”, que exibirá nome e logo da empresa ao chamar.
O Idec, representado por Luã Cruz, reforça que ligações “mudas ou insistentes” violam o Código de Defesa do Consumidor.
Descrição Jornalista
Brasileiros sofrem 10 bilhões de ligações de robôs no mês
28/04/2025 07:49
Dudu no Botafogo? Diretor elogia: ‘Se encaixa em qualquer clube’
28/04/2025 07:35
Ex-presidente Dilma Rousseff diz que papa ‘foi muito religioso’
28/04/2025 06:34
Litoral Sul Potiguar está no rumo de uma revolução turística
13/04/2025 19:00
Ele está aposentado, mas não larga a profissão
12/04/2025 11:29
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00
Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest
02/04/2025 11:56