O apresentador e humorista Manuel Cardoso, mais conhecido como Cardas, reagiu ao meme da “Guiana Brasileira” (como Portugual está sendo chamada nas redes sociais) com uma pitada de provocação ao brasileiros.
O radialista disse que “aceitaria” o “novo nome de Portugal” se o “Brasil aceitar que é um estado dos Estados Unidos, porque há muita influência americana” no país.
Em programa na Rádio Comercial nesta semana, Cardas, então, desfilou uma série de sugestões para o “novo nome do Brasil”:
“Texas do Sul, Novo Novo México, Funkentuncky, Puerto Não Assim Tão Rico, Havaí que é tua Taffarel, Brasillinois, Geórgia Amado, Alabamalhação, Capivarizona, Califônibus, Guam Santana e Missitio do Pica-pau Amarelo.”
O termo “Guiana Brasileira”, que satiriza a ideia de “recolonização” do país europeu, virou uma trend que se espalhou rapidamente em redes sociais.
Cidades portuguesas foram rebatizadas como “Vitória da Reconquista” ou “Pernambuco em Pé”, e outras expressões, como “Faixa de Gajos” e “Rio Grande de Fora”, viralizaram.
O meme provocou forte reação entre muitos portugueses, que viram nele uma afronta a símbolos nacionais lusos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/I/O/lUn2R9TcWRuOMMAdWUuA/blog-guiana-brasileira.jpg)