Crime organizado 20/04/2025 09:57

Absurdo: Traficantes cortam água de 2 mil moradores e cobram taxa no RJ

Traficantes que dominam a região do Jardim Pantanal, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), interromperam o fornecimento de água para cerca de 2 mil moradores e passaram a cobrar R$ 200 para restabelecer o serviço.

Além disso, exigem R$ 150 mensais de “condomínio” por apartamento.

Extorsão e domínio territorial

Os moradores dos condomínios na Rua Lauro Sodré relataram que estão sendo forçados a buscar alternativas para suprir necessidades básicas, já que ficaram sem acesso à água. Nas ruas do bairro, é possível ver barricadas e inscrições nos muros com as iniciais do Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa que controla a área.

Denúncias ignoradas

De acordo com os moradores, denúncias foram feitas ao Disque Denúncia e ao batalhão da Polícia Militar, mas nenhuma ação efetiva foi tomada até o momento.

Em nota oficial, a Polícia Militar informou que atua em conjunto com a delegacia da região para identificar os criminosos e que o patrulhamento será reforçado no Jardim Pantanal.

Polícia Civil investiga

Polícia Civil do RJ, por meio da 60ª DP (Campos Elíseos), confirmou que investigações estão em andamento para apurar o caso. A corporação destacou que ações anteriores já resultaram na prisão de membros da facção por práticas semelhantes, como a exploração de serviços básicos e a cobrança ilegal de taxas.

A situação escancara a ausência do Estado em áreas dominadas por organizações criminosas, onde traficantes impõem sua própria “lei” e submetem a população à coação e extorsão.

Deu em Contra Fatos
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista