Tecnologia 18/04/2025 06:42

Saiba até qual porcentagem celular deve ser carregado para bateria durar mais

O celular é cada vez mais necessário em todos os momentos do dia. Para realizar procedimentos, pagar algo e até mesmo se orientar em uma cidade, este aparelho requer um bom desempenho geral, como certas características indispensáveis ​​em termos de seus avanços tecnológicos e uma boa bateria que se mantenha carregada e permita seu uso.

Por isso, você deve ficar atento à porcentagem de bateria com a qual deve carregar seu celular para que ele dure mais.

Em mais de uma ocasião, os usuários precisam fazer uma ligação urgente, enviar uma mensagem rapidamente ou tirar uma foto, mas a porcentagem da bateria os impede de fazer isso porque está muito baixa.

Qual porcentagem mínima de carga que celular deve atingir para que bateria dure mais?

O sonho de todo usuário de celular é que a bateria demore a acabar. Mesmo que existam aparelhos com uma boa bateria, mais cedo ou mais tarde ela vai acabar e você terá que conectá-la a uma tomada.

Normalmente, ao carregar o celular, o usuário espera até que ele atinja 100%, embora isso possa ser negativo. De acordo com várias companhias telefônicas, a vida útil da bateria do dispositivo é de três a cinco anos, o que significa que ela dura entre 500 e 1.000 ciclos de carga.

Uma das ações que mais desgastam a bateria do celular são os ciclos de carga, e, com isso, surge a dúvida de qual a porcentagem que você deve carregar o celular para que a bateria dure mais.

Recomenda-se carregar a bateria quando ela estiver em 20% e é necessário desconectar o celular quando ela atingir 80%. Se você é daquelas pessoas que costuma deixar o celular ligado no carregador a noite toda, saiba que isso é prejudicial à bateria, por isso a recomendação é que você pare com esse hábito o quanto antes.

Dicas para carregar corretamente a bateria do seu celular

Usuários que desejam preservar a bateria do celular podem seguir as dicas da empresa de segurança Kaspersky para carregá-lo corretamente:

  • Use o telefone o mínimo possível enquanto ele estiver carregando: usar o telefone enquanto ele estiver conectado à energia pode interromper os ciclos de carregamento e reduzir a vida útil da bateria.
  • Não deixe a bateria esquentar, pois temperaturas muito altas podem danificá-la: assistir filmes, jogar ou executar outras tarefas complexas pode fazer com que o dispositivo aqueça mais do que o necessário.
  • Ative a função de carregamento rápido somente quando for absolutamente necessário. Esta ferramenta pode ser muito útil quando os usuários precisam de uma bateria carregada rapidamente. Entretanto, o uso excessivo desse recurso pode causar danos ao dispositivo.

Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista