Como a Inteligência Artificial Generativa tem ajudado indústrias na tomada de decisões foi o centro da discussão na 3ª Reunião da FIERN Jovem, que aconteceu na noite desta terça-feira (15), na Casa da Indústria.
O encontro reuniu jovens empreendedores para debater os impactos da IA nos negócios e como seu uso pode ajudar a acelerar processos, com participação do arquiteto de soluções da Amazon Web Services (AWS), Victor Malof.
Malof detalhou o crescimento da Amazon.com durante a pandemia, que chegou a ter mais de 4 mil produtos vendidos por minuto.
De acordo com ele, para atender a demanda e fidelizar clientes, a multinacional utiliza aprendizagem de máquina – machine learning, no termo em inglês – como forma de entender o perfil de compra e oferecer produtos personalizados. “A inovação está no DNA da Amazon”, destacou.
O uso de IA Generativa para criação de ambientes virtuais e geração de imagens também é uma das formas, usada pela empresa, de proporcionar uma experiência de compra personalizada.
Por exemplo, ao comprar um móvel para qualquer cômodo, é possível, através da Inteligência Artificial, saber se esse produto irá combinar com a decoração do local. “Estamos sempre engajados em proporcionar experiências diferentes”, completa.
Durante a pandemia de COVID-19, a empresa utilizou a inteligência artificial como forma de manter o distanciamento físico entre colaboradores. Atualmente, conta Victor Malof, a tecnologia também é usada para proporcionar um ambiente mais seguro, como verificação de itens e procedimentos de segurança.
“É importante que eles [os membros da FIERN Jovem] entendam como se pode utilizar IA dentro das indústrias brasileiras”, disse o presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior.
De acordo com ele, essa discussão já foi introduzida na Federação das Indústrias através da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) e, para os jovens participantes da Federação Jovem, a proximidade com essa linguagem tecnológica facilita o diálogo sobre a IA.
Apresentações
A reunião contou ainda com apresentações dos membros fundadores, Marlon Maia da empresa KI-Pureza; Rodrigo Amorim, da Aço 101; Eloy Nunes, da MSB Engenharia; Victor Nacle, da Inplast; Rodrigo Varela, da Padaria São Felipe; e Maria Fernanda Valença, da Nordeste Fruit. Eles falaram sobre a história e as perspectivas de crescimento de suas indústrias.
No encontro, também ficou definida a próxima Missão Técnica, que será realizada em Recife, nos próximos dias 24 e 25 de abril. Nela, os jovens farão visitas ao CESAR, parte integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil.