Futebol 07/04/2025 14:07
Vitinho ou Ponte? Com perfis distintos, laterais esquentam briga por titularidade no Botafogo
À medida em que Renato Paiva disputa seus primeiros jogos oficiais como técnico do Botafogo, alguns jogadores aproveitam as oportunidades recebidas para esquentar a briga pela titularidade.
É o caso de Mateo Ponte e Vitinho, que mostraram que há uma disputa aberta na lateral direita do clube. Neste sábado, contra o Juventude, coube ao reserva Ponte fazer o segundo gol na vitória do Alvinegro.
— Acho que nós dois somos bons laterais, com características um pouco diferentes, mas somos dois bons jogadores e essa briga é boa para o mister, que é quem decide. Mas, como ele (Vitinho) pode fazer, eu faço. E se fizer gol, vou estar sempre o apoiando como ele faz comigo — disse Ponte, acrescentando:
— É mais uma briga boa nesse elenco que está preparado todo o tempo. Como é comigo, estar preparado, aguentar no banco e ficar ligado para quando entrar fazer o gol, como ele (Vitinho) tem que fazer. O mesmo que faço eu, e vice-versa.
Titular, Vitinho tem 146 minutos jogados no Brasileirão 2025 até aqui – o jogo completo contra o Palmeiras e parte do duelo contra o Juventude -, enquanto Ponte acumula 34 minutos na partida da segunda rodada.
O reserva saiu na frente em participações ofensivas devido ao gol marcado contra o time gaúcho, neste sábado, no estádio Nilton Santos. Vitinho, por sua vez, leva vantagem em quesitos como interceptações, desarmes e duelos ganhos.
Ponte teve chances relâmpago em 2024 após a saída de Damián Suárez, mas a disputa na temporada atual é mais parelha. Vitinho foi titular em oito dos dez jogos do Botafogo em que atuou, enquanto Ponte começou entre os 11 iniciais em quatro de oito partidas disputadas.
Depois de algumas temporadas de indefinição da lateral direita, o Botafogo parecia ter solucionado esse problema no início de 2024 com a contratação do uruguaio Damián Suárez. Mas o ex-jogador do Alvinegro alegou estar infeliz, com problemas familiares, e pediu para sair do clube antes do jogo contra o Bahia pela Copa do Brasil, pelas oitavas de final.
O motivo real, como se soube posteriormente, foi o desejo de defender o Peñarol – clube do coração de Damián e que convenceu o lateral a se transferir com uma proposta direta. A cúpula da SAF alvinegra e o então técnico Artur Jorge souberam da situação, e o Botafogo fez jogo duro para liberá-lo. Damián foi afastado por cerca de um mês até, depois, ter sua rescisão definida; ele segue no Peñarol até hoje.
Com uma lacuna a preencher no elenco, o Botafogo foi ao mercado e buscou Vitinho, que estava no Burnley, da Inglaterra. O acordo por Vitinho foi fechado por 8 milhões de euros (R$ 49,3 milhões, na cotação da época) fixos mais 2 milhões de euros (R$ 12,3 milhões) em bônus.
Saída de Damián Suárez criou lacuna na lateral direita do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Agora, a situação no alvinegro difere de temporadas com escassez na posição, e dá novas possibilidades para Renato Paiva, que elogiou a postura de Ponte – autor do segundo gol no jogo contra o Juventude.
— (Mateo Ponte) é um exemplo de jogador que faz parte de um grupo fantástico. Ainda não tinha minutos, mas não protestou, não fez cara feia e sempre se colocou à disposição. O Vitinho começou melhor, vi que não tinha que mudar, mas quando (Ponte) foi chamado respondeu. Trabalhou sério, não ficou de cara feia. As indicações de que me deu foi de que sempre estava pronto. Ali pela direita é mais um lugar que a disputa vai fazer crescer os dois. Os jogadores querem sempre jogar.
Após estrear na Libertadores com um tropeço diante da Universidad de Chile, o Botafogo volta a campo nesta terça-feira, às 19h. O Alvinegro recebe o Carabobo, da Venezuela, em duelo da segunda rodada no estádio Nilton Santos.
Deu em Ge
Descrição Jornalista
O que precisamos saber sobre plataformas de streaming
07/04/2025 16:05
6 das estradas mais extraordinárias do mundo
07/04/2025 15:32
TCM transmite lançamento do São João do Assú nesta segunda (7)
07/04/2025 13:03
Consignado para CLT exige atenção redobrada antes da contratação
07/04/2025 10:39
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00
Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest
02/04/2025 11:56