internacional 06/04/2025 08:18

Trump enfrenta China em nova fase da guerra comercial: ‘Nós venceremos’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu a atual guerra comercial como uma “revolução econômica” e criticou a retaliação da China às tarifas impostas por seu governo.

Em uma publicação no Truth Social, neste sábado (5), Trump enfatizou que, apesar dos desafios, “o resultado final será histórico”. Ele se mostrou confiante: “NÓS VENCEREMOS. AGUARDE RESISTENTE […]. Nós faremos a AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!!!”

Trump defendia “tarifas recíprocas” direcionadas a parceiros comerciais, citando uma taxa de 67% aplicada pela China sobre produtos americanos.

O presidente estabeleceu uma tarifa de 34%, que gerou a reação imediata de Pequim, que implementou um imposto de importação equivalente sobre os produtos americanos.

Trump reiterou que a China “entrou em pânico” e errou ao optar pela retaliação, afirmando que o país asiático foi “atingido muito mais duramente do que os EUA”.

Ele ainda acusou a China e outras nações de tratarem os Estados Unidos de maneira “insustentável”, destacando que, sob sua administração, o país não será mais “o poste de chicote idiota e indefeso”.

As novas tarifas, que entraram em vigor neste sábado, são inicialmente aplicadas a uma taxa-base de 10%, afetando 126 das 185 nações visadas pelas medidas de Trump.

Veja abaixo a declaração completa de Trump:

Deu em Diário do Poder=

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista