Empresas Estatais 06/04/2025 16:46
Associação de funcionários vê Correios em situação de ‘pré-insolvência’
A Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) afirma que a estatal está em uma situação de “pré-insolvência” e acredita até na possibilidade de haver atraso no salário de funcionários se nada mudar nos próximos meses.
Para a entidade, a crise financeira resulta da “nomeação de lideranças despreparadas, pautadas por critérios políticos e partidários em detrimento da qualificação técnica”. O atual presidente dos Correios é Fabiano Silva dos Santos, indicado a Lula pelo Grupo Prerrogativas.
“A empresa, que já foi um dos maiores patrimônios logísticos do país, hoje se encontra em uma situação crítica”, diz a Adcap.
Acrescenta que, “enquanto a administração insiste no discurso de modernização e novas iniciativas, a realidade aponta para uma gestão incapaz de assegurar o pagamento de fornecedores, cumprir compromissos de investimento e, mais preocupante, garantir os salários dos trabalhadores nos próximos meses”.
Como mostrou o Radar, os Correios não fazem repasses para o custeio da Postal Saúde desde novembro do ano passado, deixando um rombo de 400 milhões de reais na operadora de autogestão em saúde, que depende da estatal para pagar os contratos.
Vários prestadores da rede credenciada comunicaram à empresa a suspensão unilateral do atendimento aos beneficiários dos planos de saúde dos Correios, entre eles Rede D’Or, Unimed, Dasa, grupo Kora e Beneficência Portuguesa.
Além disso, sem pagamento, um grupo de transportadoras terceirizadas anunciou, nos últimos dias, a suspensão unilateral do transporte de cargas em várias regiões do país.
O Radar procurou os Correios, mas não recebeu resposta até o momento. O espaço segue aberto e será atualizado imediatamente se a empresa se posicionar.
Deu em Radar/Veja
Descrição Jornalista
Baleia-cinzenta é avistada no Atlântico após mais de 200 anos
08/04/2025 18:24
Pesquisa revela a “chave” da felicidade para pessoas solteiras
08/04/2025 11:27
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00
Lula é desaprovado por 53% das mulheres e 64% dos jovens, diz Quaest
02/04/2025 11:56