Bebidas 30/03/2025 09:46

Como beber menos álcool? Veja 8 dicas de como maneirar no hábito

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a verdade é que não existe um nível seguro: qualquer quantidade de álcool ingerido pode aumentar o risco de doenças crônicas e problemas de saúde.

Quanto menor o consumo, menor é o risco de desenvolver doenças como problemas cardiovasculares, cirrose hepática, alcoolismo e alguns tipos de câncer, além de reduzir as chances de envolvimento em acidentes.

Logo, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas é uma escolha que pode trazer benefícios significativos para a saúde.

Os riscos do consumo excessivo

O álcool está relacionado a mais de 200 doenças e condições de saúde, incluindo doenças hepáticas, cardiovasculares e câncer.

O consumo excessivo também aumenta os riscos de desenvolver distúrbios mentais e de se envolver em situações de risco, como acidentes e dependência química. Estudos mostram que mesmo o consumo moderado pode ter impactos na saúde, e a redução da ingestão de álcool pode trazer benefícios significativos para o bem-estar e a qualidade de vida.

Além disso, especialistas da Harvard Medical School alertam que mesmo pessoas que não atendem aos critérios para transtorno de uso de álcool podem sofrer efeitos tóxicos e outros danos sérios.

Apesar do consumo em pequenas quantidades de álcool já pode comprometer a saúde, muitas pessoas estão reconsiderando seus hábitos de consumo para minimizar os riscos.

O John F. Kelly, professor de psiquiatria em medicina de dependência na Harvard Medical School, explica que mesmo quem bebe apenas nos fins de semana pode sofrer acidentes sérios se ficar intoxicado, como quedas ou dirigir sob influência.

Isso foi comprovado por evidências crescentes que sugerem que até pequenas quantidades de álcool podem prejudicar a saúde. De acordo com um relatório da American Association for Cancer Research, cortar ou parar completamente de beber está associado a menores riscos de câncer.

Esse relatório observa que, em 2019, 5,4% dos casos de câncer foram atribuídos ao consumo de álcool. Reduzir a ingestão de álcool pode diminuir o risco de cânceres relacionados ao álcool em 8% e o risco geral de câncer em 4%. No entanto, a conscientização pública sobre o álcool como fator de risco para o câncer permanece baixa. A AACR recomenda campanhas de saúde pública semelhantes às iniciativas contra o tabaco, possivelmente incluindo rótulos de advertência em bebidas alcoólicas.

Como reduzir o consumo de álcool?

Para quem deseja diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas sem abrir mão do convívio social, algumas estratégias podem ser eficazes:

  • Registre as quantidades que você está bebendo
    Manter um diário de bebedeira ajuda a acompanhar quanto e quando você bebe, e pode ajudar a identificar padrões e direcionar seus esforços para reduzir o consumo.
  • Experimente dias sem álcool — ou até mesmo um mês sem beber
    Fazer pausas periódicas no consumo pode ajudar seu corpo a se restabelecer. Por isso, experimente não beber um ou dois dias por semana ou participar de desafios de 30 dias.
  • Beba devagar (e se alimente)
    Alternar bebidas alcoólicas com opções não alcoólicas e evitar beber de estômago vazio pode minimizar os efeitos do álcool e ajudar no controle da quantidade ingerida. Assim, quando se bebe com uma refeição também retarda a absorção do álcool, reduzindo riscos à saúde.
  • Experimente substitutos com baixo teor de álcool ou sem álcool
    Há cada vez mais opções de cervejas e destilados sem álcool no mercado com o gosto parecido.
  • Se você bebe cerveja, vinho ou misturas alcoólicas, verifique o teor alcoólico
    Algumas bebidas contêm quantidades significativamente maiores de álcool do que outras, e estar atento a isso pode ajudar a controlar o consumo.
  • Reduza a tentação
    Não manter álcool em casa e evitar situações que estimulam o consumo excessivo são estratégias eficazes. Se você associa bebida a determinados eventos, planeje formas alternativas de aproveitar essas ocasiões.
  • Gerencie emoções sem recorrer ao álcool
    Se você sente vontade de beber quando está estressado, solitário ou irritado, busque outras maneiras de aliviar esses sentimentos, como praticar exercícios físicos, meditar ou conversar com um amigo.
  • Torne sua casa uma zona livre de álcool
    Elimina o risco de tentação imediata. Evitar locais e pessoas que estimulam o consumo também pode ser uma estratégia eficaz. Se você associa a bebida a momentos como festas ou férias, planeje com antecedência como enfrentará essas situações sem recorrer ao álcool.

Deu em Galileu

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista