Bebidas 30/03/2025 09:46
Como beber menos álcool? Veja 8 dicas de como maneirar no hábito
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a verdade é que não existe um nível seguro: qualquer quantidade de álcool ingerido pode aumentar o risco de doenças crônicas e problemas de saúde.
Quanto menor o consumo, menor é o risco de desenvolver doenças como problemas cardiovasculares, cirrose hepática, alcoolismo e alguns tipos de câncer, além de reduzir as chances de envolvimento em acidentes.
Logo, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas é uma escolha que pode trazer benefícios significativos para a saúde.
O álcool está relacionado a mais de 200 doenças e condições de saúde, incluindo doenças hepáticas, cardiovasculares e câncer.
O consumo excessivo também aumenta os riscos de desenvolver distúrbios mentais e de se envolver em situações de risco, como acidentes e dependência química. Estudos mostram que mesmo o consumo moderado pode ter impactos na saúde, e a redução da ingestão de álcool pode trazer benefícios significativos para o bem-estar e a qualidade de vida.
Além disso, especialistas da Harvard Medical School alertam que mesmo pessoas que não atendem aos critérios para transtorno de uso de álcool podem sofrer efeitos tóxicos e outros danos sérios.
Apesar do consumo em pequenas quantidades de álcool já pode comprometer a saúde, muitas pessoas estão reconsiderando seus hábitos de consumo para minimizar os riscos.
O John F. Kelly, professor de psiquiatria em medicina de dependência na Harvard Medical School, explica que mesmo quem bebe apenas nos fins de semana pode sofrer acidentes sérios se ficar intoxicado, como quedas ou dirigir sob influência.
Isso foi comprovado por evidências crescentes que sugerem que até pequenas quantidades de álcool podem prejudicar a saúde. De acordo com um relatório da American Association for Cancer Research, cortar ou parar completamente de beber está associado a menores riscos de câncer.
Esse relatório observa que, em 2019, 5,4% dos casos de câncer foram atribuídos ao consumo de álcool. Reduzir a ingestão de álcool pode diminuir o risco de cânceres relacionados ao álcool em 8% e o risco geral de câncer em 4%. No entanto, a conscientização pública sobre o álcool como fator de risco para o câncer permanece baixa. A AACR recomenda campanhas de saúde pública semelhantes às iniciativas contra o tabaco, possivelmente incluindo rótulos de advertência em bebidas alcoólicas.
Para quem deseja diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas sem abrir mão do convívio social, algumas estratégias podem ser eficazes:
Deu em Galileu
Descrição Jornalista
80% do Congresso criticam STF por invadir alçada
01/04/2025 11:00