Dinheiro 27/03/2025 10:15
Serasa diz que 855 mil potiguares têm dívidas e não sabem; saiba como consultar
Mais de 855 mil potiguares apresentavam dívidas até este mês de março e sequer sabiam disso. Foi o que apontou um levantamento divulgado na última segunda-feira (26) pelo Serasa.
O número representa cerca de 24% da população de todo o Rio Grande do Norte, que é de 3,4 milhões de pessoas.
Desse total de envidividados, segundo o Serasa, 331.407 deles já haviam sido negativados – quando o credor solicitar a inclusão do nome e do CPF nos birôs de crédito, como o Serasa. Saiba mais abaixo como descobrir se há dívidas no seu nome.
“Essas pessoas não têm o costume de monitorar o seu CPF, o seu CNPJ, podem estar até com o seu cadastro destatualizado, ou até, de uma maneira bem ampla, não tem um conhecimento financeiro”, explicou a especialista do Serasa, Monica Seabra.
“O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, alerta Aline Maciel, especialista da Serasa.
Para livrar negociar as dívidas, o Serasa tem promovido até o fim deste mês de março o Feirão Limpa Nome em todo o país, com a possibilidade de pagamento via Pix e baixa imediata da negativação.
Desde o início do Feirão Limpa Nome, em 24 de fevereiro, os Correios informaram que registraram mais de 2,5 mil atendimentos nas unidades do Rio Grande do Norte e cerca de 100 mil em todo o país.
A iniciativa oferece descontos de até 99%, parcelamento flexíveis de até 72x e ainda a possibilidade de limpar o nome e elevar a pontuação de crédito (Serasa Score) na hora.
O comerciante Ronaldo Medeiros, que trabalha no bairro Alecrim, um dos maiores centros comerciais de Natal há 40 anos, contou que prefere pagar tudo na hora que compra e que sequer usa cartão de crédito.
“Cartão de crédito, se você parcelar, aí é que fica pior ainda. Você tem que comprar pra pagar logo à vista”, disse.
De acordo com dados da Serasa, empresa de análises e informações para decisões de crédito, sete em cada dez brasileiros já se endividaram. Em todo o Brasil, assim como no Rio Grande do Norte, as despesas com cartão de crédito aparecem como as maiores causadoras de dívidas.
A autônoma Vanessa Silvino e o motorista por aplicativo Ayrton Rafael esperam a chegada da filha Lorena, prevista para nascer em dois meses. Em meio às compras para o enxoval da bebê, o casal diz que tem pago as dívidas anteriores para poder assim assumir novas compras.
“Todo mês pagando e comprando novamente”, disse Ayrton. “Falta pouca coisa”, completou Vanessa.
Feirão Serasa Limpa Nome com descontos de até 99% começa nesta segunda-feira (4). — Foto: Carla Monteiro/g1
Há dívidas no seu nome? Saiba como descobrir
Você pode verificar se possui dívidas nos seguintes canais:
Veja o passo a passo:
Deu em G1/RN
Descrição Jornalista
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
30/03/2025 14:27
“Seria o fim da minha vida”, diz Bolsonaro sobre prisão
30/03/2025 13:36