Guerras 19/03/2025 14:14
Tensão no Oriente Médio: porta-aviões dos EUA tem 5 mil tripulantes e até lojas
As tensões no Oriente Médio voltaram a crescer após um ataque realizado pelos Estados Unidos contra os Houthis, um grupo rebelde do Iêmen que é apoiado pelo Irã.
No total, 53 pessoas morreram e 98 ficaram feridas.
O presidente Donald Trump ordenou o bombardeio para defender ativos de transporte marítimos norte-americanos e impedir ameaças terroristas.
Nos últimos meses, os rebeldes têm realizado ataques contra navios comerciais que circulam pelo Mar Vermelho.
Para atingir os rebeldes iemenitas, as forças dos EUA utilizaram o porta-aviões USS Harry S. Truman. Descrito como uma “cidade no mar”, ele tem capacidade para transportar 90 aeronaves e mais de 5 mil tripulantes, possuindo até lojas a bordo.
A embarcação foi lançada oficialmente em setembro de 1996 e é o nono porta-aviões produzido pelos Estados Unidos movido a energia nuclear. Ele também faz parte da Classe Nimitz, que foi inaugurada durante a Guerra Fria.
O navio tem 333 metros de comprimento e pesa cerca de 100 mil toneladas. Ele pode atingir uma velocidade de até 56 km/h. Desde o início dos anos 2000, o USS Harry S. Truman é equipado com internet e recentemente passou a disponibilizar conexão wi-fi para os tripulantes.
Deu em Olhar Digital
Descrição Jornalista
Deputados americanos cobram à Casa Branca sanções contra Moraes
21/03/2025 07:55
Casos e mortes por Covid-19 disparam no Brasil após o carnaval
21/03/2025 07:29