Judiciário 13/02/2025 14:20

Com mudanças nas turmas do STJ, 3ª seção tem despedidas e homenagens

Por Ricardo Rosado de Holanda

Colegiado destacou os avanços da gestão do presidente Ribeiro Dantas e a marcante atuação da ministra Daniela Teixeira.

Nesta quarta-feira, 12, a 3ª seção do STJ despediu-se da presidência do ministro Ribeiro Dantas, que conduziu os trabalhos dos últimos dois anos, e celebrou a trajetória marcante da ministra Daniela Teixeira, que seguirá na 2ª seção do Tribunal.

Sessão de despedidas

Em seu discurso de despedida, o presidente da seção, ministro Ribeiro Dantas, destacou os avanços alcançados durante sua gestão e expressou profundo agradecimento pelo apoio de seus colegas e servidores.

Queria agradecer profundamente a todos os senhores, colegas, membros do Ministério Público, advogados, defensores e, especialmente, os servidores, pela imensa colaboração nestes dois anos da minha presidência, que hoje chegou ao fim, graças a Deus, sem problemas e, entendo eu, com êxito na nossa prestação jurisdicional, não apenas nos números que entregamos, mas na qualidade dos serviços que oferecemos aos jurisdicionados.”

S. Exa. também celebrou o início de uma nova etapa, sob a presidência de seu sucessor, ministro Antonio Saldanha Palheiro, a quem chamou de “magistrado de escola”. Com bom humor, demonstrou entusiasmo ao afirmar que agora poderá se dedicar ao que mais aprecia: julgar processos.

Homenagens

A sessão também marcou a despedida da ministra Daniela Teixeira, que deixa a 3ª seção, após um ano e dois meses de atuação, para assumir lugar na 2ª seção do STJ.

O presidente, ministro Ribeiro Dantas, destacou a sensibilidade e o olhar diferenciado que S. Exa. trouxe ao colegiado, classificando sua passagem como um presente para a seção.

O ministro Sebastião Reis Júnior também prestou suas homenagens, emocionando o ministro Ribeiro Dantas com a entrega de uma lembrança simbólica em nome do colegiado e agradecendo a ministra pela sua contribuição.

“A ministra, aqui há um ano, já conseguiu deixar sua marca, ou seja, trouxe uma sensibilidade, uma visão diferente, um cuidado especial, não só com a advocacia, mas principalmente com as partes dos seus processos. Tratou com respeito, inovou, mostrou sua preocupação, chamou a atenção do tribunal para detalhes que, às vezes, passavam sem um aprofundamento melhor, mostrou personalidade, mostrou força, mostrou coragem e mostrou conhecimento.”

Veja a entrega da homenagem simbólica ao presidente:

Seguirei cantando

Ao agradecer o colegiado, ministra Daniela Teixeira despediu-se citando poesia de Thiago de Mello, “seguirei cantando, já não ando mais sozinha”. S. Exa. relatou que chegou sozinha no STJ, mas agora levará consigo cada um dos ministros.

“Agradeço a todos os colegas, muito mais do que colegas, amigos, que eu fiz aqui. Nao tenho a menor dúvida que o melhor lugar para eu ter começado a minha carreira na magistratura, a minha andança no STJ, foi na 3ª seção (…) Eu vou aqui do lado, julgar contratos, mas o meu coração sempre vai bater aqui, onde o direito está posto.”

Confira o discurso de despedida:

Futuro da 3ª seção

O encerramento desta etapa foi marcado não apenas pela emoção das despedidas, mas também pela expectativa em relação ao futuro. O ministro Antonio Saldanha Palheiro assume a presidência com o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo colegiado.

Deu em Migalhas

https://www.migalhas.com.br/quentes/424561/com-mudancas-nas-turmas-do-stj-3-secao-tem-despedidas-e-homenagens

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista