internacional 05/02/2025 09:50
Trump assina retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Medida também foi tomada no primeiro mandato de Trump e irá afetar apoio a refugiados palestinos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta terça-feira (4/2), um decreto para a retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU). O colegiado é composto de 47 membros.
A medida também fez parte do primeiro mandato de Trump como presidente dos EUA. O argumento foi o suposto “preconceito crônico contra Israel e a falta de reforma”.
A assinatura do decreto acontece no mesmo dia em que Trump recebe o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em Washington. O líder de Israel tem um posicionamento crítico ao CDHNU. Ele já chegou a acusar a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de ser anti-Israel e de estar “envolvida em atividades terroristas contra Israel”.
A determinação de Trump vai interromper o financiamento futuro para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). Esta é a principal agência que fornece ajuda aos palestinos em Gaza.
Esta não é a primeira vez, durante o mandato atual, que Trump corta assistência a programas da ONU. No fim de janeiro deste ano, ele anunciou a suspensão de fundos americanos de repasse à agência da ONU que ajuda imigrantes venezuelanos em Manaus.
Deu em Metrópoles
Descrição Jornalista
Por que Brasil não foi (por enquanto) alvo de tarifas de Trump
05/02/2025 12:17
“Não haverá mudança no PSDB do RN”, diz Marconi
05/02/2025 11:50
Trump assina retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU
05/02/2025 09:50
Hugo Motta: 8 anos de inelegibilidade é um tempo extenso
05/02/2025 09:22
“Sniper” da Globo: O arquiteto dos dossiês no Jornal Nacional
04/02/2025 09:14