Cidades 22/01/2025 04:38
Macaíba: Ordem de serviço para obra histórica de desassoreamento do Rio Jundiaí será assinada na próxima segunda (27/01)
O trecho que será contemplado por essa obra compreende entre a ponte sobre BR-304 e o cais localizado ao final da Rua José de Baltazar, Centro, correspondendo a aproximadamente 2 km de extensão.
Na tarde da próxima segunda-feira (27/01), o município de Macaíba irá presenciar a assinatura de ordem de serviço para o início de uma das obras mais marcantes e esperadas de sua história. Trata-se da execução da limpeza e desassoreamento do trecho do Rio Jundiaí, que corta o Centro de Macaíba.
A cerimônia em que o documento será assinado pelo prefeito Emídio Jr. acontecerá na Rua Governador José Varela, largo do Pax Club, prevista para o horário das 15h, com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, dentre as quais o senador Styvenson Valentim, autor da emenda destinando recursos para a execução da obra.
O trecho que será contemplado por essa obra compreende entre a ponte sobre BR-304 e o cais localizado ao final da Rua José de Baltazar, Centro, correspondendo a aproximadamente 2 km de extensão.
Todo o serviço já foi autorizado mediante licença ambiental emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA). O volume estimado de sedimentos a ser retirado do leito do rio é cerca de 15.000 m³.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a finalidade dessa obra significativa para o desenvolvimento econômico da cidade é regularizar a calha da veia fluvial e melhorar sua capacidade de recepção do excedente de águas oriundas das chuvas, contribuindo para o escoamento superficial nas áreas da região central e do Conjunto Tavares de Lyra, garantindo segurança e bem-estar às populações locais, que têm suas unidades residenciais ou pontos comerciais.
Ainda conforme a Semurb, o processo irá envolver a remoção de resíduos sólidos (areia, lama e detritos), vegetação não nativa e matéria orgânica acumulada no leito do rio, visando melhorar a qualidade ambiental, reduzir riscos sanitários e facilitar a manutenção futura. Além de aumentar a capacidade de vazão, a obra irá proteger as margens contra erosão e evitar alagamentos.
Há cerca dois anos, o prefeito Emídio Júnior vem tratando desse assunto e buscando uma solução para esse problema antigo da cidade, dialogando com políticos, empresários e sociedade em geral, com vistas à prevenção de futuros alagamentos que prejudicam tanto comerciantes quanto moradores das áreas ribeirinhas.
Os recursos para a concretização dessa obra histórica referente à limpeza e ao desassoreamento do Rio Jundiaí são da ordem de R$ 2,8 milhões e foram garantidos no mês de junho de 2024, pelo senador Styvenson Valentim, atendendo solicitação do prefeito de Macaíba.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Opinião: Cancelar as pessoas não melhora o mundo
04/02/2025 19:27
Trump cria fundo para comprar TikTok
04/02/2025 14:47
O surpreendente motivo pelo qual o sabor da sua cerveja está mudando
04/02/2025 12:33
Nova tarifa social pode dar até 50% de desconto em contas de água
04/02/2025 11:14