Indústria 13/01/2025 20:35

Artigo – “Realismo esperançoso”, por Roberto Serquiz

Sou “um realista esperançoso”, copiando o genial Ariano Suassuna. Nem tanto otimista, nem tanto pessimista, mas torcedor esperançoso de que o ano de 2025 seja de acertos, prosperidade, metas alcançadas e muita paz.

Roberto Serquiz, industrial, Presidente do Sistema FIERN

O que esperar de 2025? Faço-me a pergunta e encaminho sempre a mesma indagação a quem estimo ouvir… Reações diferentes, o que é natural.

Os mais pessimistas estão nos alertando para o aumento contínuo dos gastos públicos, a pouca segurança das medidas anunciadas pelo Governo Federal, variações do dólar, taxa Selic, déficit nas empresas estatais, dentre outras razões que acendem a luz amarela da advertência quanto ao que pode acontecer durante o ano que se inicia.

Os mais otimistas, apesar do reconhecimento das dificuldades que todos percebem no ambiente econômico, anotam alguns índices que animam a economia, a exemplo da menor taxa de desemprego. Como nos disse recentemente um líder empresarial: “que não seja um novo voo de galinha”.

Sou “um realista esperançoso”, copiando o genial Ariano Suassuna. Nem tanto otimista, nem tanto pessimista, mas torcedor esperançoso de que o ano de 2025 seja de acertos, prosperidade, metas alcançadas e muita paz.

Em relação a indústria, por sua vez, a NIB – Nova Indústria Brasil é um alento de atenção ao setor, com a perspectiva de que seja uma aposta mais firme e que, a médio prazo, viabilize empresas mais inovadoras, produtivas, sustentáveis.

Associada a tal iniciativa, no ambiente do rol de esperanças, muito se espera dos passos seguintes que serão dados para simplificar o sistema tributário nacional, a partir da reforma que foi aprovada pelo Congresso, a qual possa ser um fator de estímulo a novos investimentos.

Por aqui, no Sistema FIERN, será um ano de mais entregas, em especial, o Observatório Social da Indústria, um trabalho pioneiro no ambiente do Sistema Indústria, cujas contribuições serão relevantes para o Rio Grande do Norte, seu planejamento e projetos.

O nosso Estado precisa colecionar, sistematizar mais informações que, consequentemente, auxiliem os gestores públicos e privados em relação a decisões que devem ser motivadas por argumentos mais apurados tecnicamente.

Assim, durante o ano de 2025, dentre outras entregas importantes, o Sistema FIERN, mais uma vez, entregará a sociedade civil organizada e aos Poderes Públicos do Rio Grande do Norte uma coletânea de perspectivas, estudos e projetos que, certamente, serão todos de grande utilidade, afinal, quem não planeja o caminho, não sabe onde desejar chegar.

Com planejamento, decisões qualificadas, disciplina podemos avançar mais na direção da construção de um ano melhor. Precisamos ser colaboradores de soluções efetivas, protagonistas do fazer. Menos espera, mais ação!

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista