Aviação 10/01/2025 20:57

Avião espacial dos EUA está voando há mais de um ano

Nave tem como objetivo realizar manobra inovadora de aerofrenagem na órbita terrestre

Veículo de Teste Orbital X-37B, da Força Espacial dos Estados Unidos, está voando na órbita terrestre há mais de um ano.

avião espacial decolou em dezembro de 2023 e desde então, está silenciosamente realizando manobras de aerofrenagem e outros testes de segurança fora da Terra.

De acordo com o Space.com, a nave militar está em uma órbita mais alta do que qualquer outra missão anterior.

Avião espacial dos EUA está realizando manobras na órbita

O X-37B, também conhecido como United States Space Force-52 (USSF-52) foi lançado em 28 de dezembro de 2023. Desde então, a Força Espacial dos EUA, com apoio do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea, está conduzindo manobras e experimentos em órbita terrestre.

Entre elas, o avião especial está realizando manobras de aerofrenagem (uma técnica para alterar sua órbita ao redor da Terra), descarte de segurança do módulo de serviço acoplado, medição dos efeitos de radiação no espaço e testes de tecnologias novas.

Nave foi construída pela Boeing (Imagem: Boeing/Força Espacial dos EUA)

Aerofrenagem é destaque da missão

No ano passado, a Boeing, responsável pela construção do avião espacial, destacou o caráter inovador da manobra de aerofrenagem, que também vai economizar combustível. Segundo a empresa, trata-se da primeira demonstração da manobra.

Funciona assim:

  • A aerofrenagem é uma manobra espacial que reduz o ponto alto de uma órbita elíptica ao colocar a nave em um ponto mais baixo. Nesse caso, a diminuição da velocidade da trajetória resulta na diminuição da altitude;
  • A técnica requer que a nave esteja aquecida e realize uma série de procedimentos para diminuir o arrasto da atmosfera da Terra, permitindo gastar o mínimo de combustível;
  • Apesar de ser o grande destaque da missão, não há detalhes se a manobra foi concluída. Caso não tenha, o avião espacial deve continuar tentando até que consiga;
  • Se tiver conseguido concluir a missão, o veículo deve voltar à Terra, provavelmente na pista do Centro Espacial Kennedy.
Deu em Olhar Digital
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista