Guerras 28/12/2024 15:44

Blindados, tropas e jatos: conheça o Sichuan, maior navio de guerra anfíbio do mundo lançado pela China

Embarcação traz mais poder aéreo à marinha chinesa; barco passará por testes e provas de mar

A China lançou o primeiro de seus novos navios de assalto anfíbio— embarque militar projetado para transportar tropas, veículos e equipamento — de próxima geração. O barco Tipo 076, chamado Sichuan, foi colocado na água durante uma cerimônia em Xangai nesta sexta-feira, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

Desenvolvido de forma independente, ele aumentou as capacidades de combate da China longe de suas costas, de acordo com o relatório.

Descrito pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) como o maior navio de assalto anfíbio do mundo, a embarcação traz mais poder aéreo à marinha chinesa, enquanto o país enfrenta pontos de tensão no Mar do Sul da China e no Estreito de Taiwan.

Após o lançamento, o navio passará por testes e provas de mar, segundo a Xinhua. O Sichuan é um avanço em relação aos três navios Tipo 075 atualmente pelo Exército de Libertação Popular.

Ele conta com um sistema de catapulta eletromagnética, também presente nos mais recentes porta-aviões Fujian, permitindo o transporte de aeronaves de asa fixa e ampliando o uso de drones, cada vez mais essenciais na guerra moderna.

O lançamento de Sichuan demonstra que o exército chinês conseguiu avanços tecnológicos apesar da persistente corrupção dentro do Exército de Libertação Popular (PLA). Isso é evidenciado por uma campanha anticorrupção que tem varrido o PLA desde o último verão.

Essa iniciativa se expandiu dentro das forças militares após começar a focar na unidade de aquisição de equipamentos e na secreta Força de Foguetes. Nesta semana, um comandante naval do Teatro do Sul foi destituído por suspeitas de aparente lei e da disciplina, geralmente associado à corrupção, liderando a remoção de seu antecessor há um ano.

Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista