Com a liberação da transferência eletrônica de propriedade de veículos usados na venda direta entre pessoas físicas, liberada esse mês pelo Departamento de Trânsito, o novo proprietário de um veículo pode regularizar sua propriedade sem ter que ir ao órgão.
Todo o procedimento pode ser feito através do Portal do Detran (portal.detran.rn.gov.br) e em uma empresa credenciada de vistoria veicular, as ECVs.
“Agora a transferência de propriedade de usados será feita pelo próprio cidadão, no conforto da sua casa, sem precisar ir a uma unidade do Detran”, afirmou o diretor-geral do órgão Victor Hugo Fernandes.
De acordo com a Coordenadora de Registro de Veículos do Detran, Isabela Cavalcanti, em poucos minutos o processo será auditado e o novo proprietário terá o documento liberado.
Mas antes de ter acesso à Transferência Eletrônica de Veículo Usado é necessário fazer a vistoria veicular, que pode ser feita em empresa credenciada ao Detran. As empresas credenciadas atendem sem agendamento e funcionam em horário comercial, inclusive aos sábados.
“Natal já dispõe de mais de 30 ECVs, espalhadas pelas quatro zonas da cidade. Isso garante que os proprietários de veículos encontrarão uma bem próximo de casa ou do trabalho”, garante Pedro Henrique Costa da Silva, vice-presidente da Associação de Empresas Credenciadas de Vistorias Veiculares (Assovis RN).
“Também já há ECVs em outros 10 municípios do Estado: Mossoró, Açu, Caicó, Apodi, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, Pau Dos Ferros, São José De Mipibu e Parnamirim“, concluiu.
Depois da vistoria, o vendedor do carro deve validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Depois disso, o comprador do veículo deve acessar o Portal de serviços do Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), fazer login, inserindo CPF e senha, e em seguida clicar em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line.
O Detran recomenda que leia atentamente as instruções, preencha as informações iniciais, verifique o endereço, confirme os dados do comprador e os dados do veículo, marque os serviços, anexe os documentos solicitados em formato PDF e clique em “finalizar processo” e em “imprimir comprovante”.
Em seguida, é preciso voltar ao menu “Meus Veículos”, escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos. Depois, na opção “Meus Veículos”, selecionar o veículo do processo e salvar o CRLV-e e o Código de segurança. É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão.