Prefeitura de Natal 22/12/2024 06:35

Cara do Governo Paulinho começa a tomar forma

Outros nomes são vistos como escolhas prováveis pelo próprio Paulinho, seja pela permanência em seus cargos atuais ou pela indicação para novas funções pelo atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que foi um dos principais cabos eleitorais na eleição de Paulinho.

As tratativas para a composição da gestão do novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), já estão em estágio avançado, com alguns nomes anunciados para assumir as principais secretarias do futuro governo municipal.

Outros nomes são vistos como escolhas prováveis pelo próprio Paulinho, seja pela permanência em seus cargos atuais ou pela indicação para novas funções pelo atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que foi um dos principais cabos eleitorais na eleição de Paulinho.

Além disso, partidos aliados devem ganhar espaço no novo governo.

“Tem alguns nomes sendo especulados. São nomes que podem fazer parte da nossa gestão, mas ainda falta completar uma parte. Estamos fechando. Precisamos conversar ainda com alguns partidos, alguns aliados, e nós vamos anunciar a lista completa após o Natal”, disse Freire, que também demonstra desejo em buscar solucionar, já no início da gestão, problemas como:

redução da fila por vagas nas creches ainda no primeiro ano de mandato, a criação de uma força-tarefa para prevenir alagamentos futuros na cidade e anunciou medidas para contenção de despesas, enfatizando a necessidade de otimizar os recursos municipais.

Sérgio Freire, chefe de gabinete – Foto: Divulgação

Enquanto a lista completa não é revelada, seis nomes já foram anunciados pelo prefeito diplomado, como o do seu irmão, Sérgio Freire, advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), que vai assumir a Casa Civil, um dos postos mais estratégicos da administração municipal.

A jornalista e professora universitária, Criz Vidal, foi confirmada como secretária de Comunicação Social do município, com vistas a priorizar uma comunicação técnica e estratégica da Prefeitura.

Criz Vidal, na Comunicação – Foto: Divulgação

Do partido de Paulinho, o União Brasil, já foi confirmado o nome do suplente de vereador Felipe Alves (União), que está concluindo o mandato na Câmara Municipal e não conseguiu se reeleger.

Ele ficará à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) uma das que têm impacto direto no dia-a-dia da população.

Vale salientar que desta pasta saíram vereadores como Raniere Barbosa (União), que também não se reelegeu, e agora Irapoã Nóbrega (Republicanos), eleito para seu primeiro mandato legislativo.

Criz Vidal, na Comunicação – Foto: Verônica Macedo

A Semsur está sendo gerida por Adson Soares, nome indicado pelo atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), cujo partido deverá ter forte participação na gestão de Freire. Tanto é que Thiago Mesquita, atual secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), vai continuar no cargo.

“Obviamente, agora com uma bagagem muito maior, mais experiente, maduro, principalmente na gestão de conflitos. Também na gestão dos múltiplos interesses, legítimos, legais que temos na cidade e, naturalmente, se esbarra com as demandas de uma secretaria como a Semurb”, disse ele.

Thiago Mesquita, Semurb – Foto: Magnus Nascimento

Mesquita tem sido elogiado pela atuação à frente da pasta, destacando-se pela defesa de pautas complexas e pelo domínio técnico em temas de grande relevância, como a revisão do Plano Diretor, das Áreas de Proteção Ambiental e da Áreas de Interesse Turístico e Paisagístico, além do Código de Obras e projetos importantes, como a engorda da Praia de Ponta Negra

. “Me sinto muito mais preparado, mais maduro para esse desafio, com a motivação de início de trabalho porque vejo com muitos bons olhos a futura gestão do do prefeito Paulinho Freire”, destacou.

Thiago Marreiros, NatalPrev – Foto: Alex Régis

Freire também anunciou outro nome que vai continuar na gestão: Thiago Marreiros, que seguirá na NatalPrev, garantindo a continuidade de sua atuação à frente do órgão previdenciário municipal.

Vagner Araújo será o secretário de Planejamento de Natal. Ele iniciou carreira política em Lucrécia, sua terra natal no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, onde foi prefeito. Ainda muito jovem, o ex-prefeito de Lucrécia foi secretário do Trabalho, Habitação e Ação Social do governo Vivaldo Costa, ainda na década de 80.

Foi auxiliar na terceira gestão de Wilma de Faria (falecida) na Prefeitura de Natal.

E, em seguida, cumpriu papel importante nos dois governos de Wilma de Faria no Estado. Vagner também comandou o Governo Cidadão na gestão do ex-governador, Robinson Faria, e atuou nas gestões de Paulinho Emídio (felecido) e Jaime Calado na prefeitura da São Gonçalo do Amarante.

Vagner Araújo, Planejamento – Foto: Divulgação

As indicações de Álvaro Dias ainda devem aumentar. A irmã dele, Andrea Dias, deverá seguir na administração municipal, mas com uma nova atribuição. Ela seria transferida da Secretaria de Assistência Social (Semtas) para a Secretaria da Mulher, onde se dedicaria à pauta da igualdade de gênero.

Além disso, Álvaro também deverá indicar o nome para a Secretaria de Educação, que seria Aldo Fernandes. Já Ohana Fernandes, atual secretária de Turismo, poderá permanecer no cargo, a menos que a pasta seja destinada a uma indicação do partido Solidariedade, aliado político de Paulinho Freire.

Novos nomes
Embora Paulinho Freire ainda não tenha confirmado todos os nomes que circulam como certos nos bastidores, no círculo familiar, além do seu irmão Sérgio Freire, já confirmado, outro nome que circula como garantido.

É o da futura primeira-dama e vereadora reeleeita Nina Souza (União), que deverá assumir a Secretaria de Assistência Social (Semtas). Embora prefira não confirmar a escolha, Nina não esconde que está entre os nomes cogitados.

“É algo que ainda está sendo discutido, pois estamos fazendo essa análise final. Eu devo ir para alguma secretaria, mas ele (Paulinho) ainda não sabe qual”, afirmou.

Questionada sobre a possibilidade de se licenciar do mandato na Câmara Municipal, Nina afirmou que aceitaria o convite. “Eu tenho que aceitar, pois precisamos ajudar a gestão. Todos devemos estar imbuídos no mesmo propósito de fazer uma boa gestão, de contribuir. Como já tenho experiência na gestão pública, é importante que possamos colaborar”, disse ela.

Antes de se tornar vereadora de Natal, onde se notabilizou em dois mandatos, Nina, que é advogada e professora da rede estadual de ensino, foi secretária de Educação nos municípios de Monte Alegre e Brejinho, além de ter atuado como chefe de gabinete de Educação no Governo do Estado.

Nos bastidores também é dado como certo o nome do advogado Arthur Dutra, para a Secretaria de Projetos Especiais, devido à sua versatilidade e ao papel de coordenador da campanha de Paulinho.

Já Vagner Araújo, ficaria na Secretaria do Planejamento. Ele foi da pasta estadual na gestão de Wilma de Faria e também comandou o Programa Governo Cidadão na gestão de Robinson Faria. Araújo atuou ainda nas gestões de Paulinho Emídio e Jaime Calado em São Gonçalo do Amarante.

Joanna Guerra

Apontada inicialmente para assumir uma pasta no governo de Paulinho Freire, a tendência agora é que a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, não assuma nenhuma secretaria.

“Por enquanto não. A gente sabe que ocupar pasta significa dedicação exclusiva a um termo específico. Talvez seja melhor eu ‘ficar solta’, porque assim eu vou conseguir estar mais in loco nas comunidades, olhar a realidade dos equipamentos de saúde, de educação, de assistência, essa parte social ao lado dos secretários”, sugeriu Joanna, que atualmente é responsável pela Secretaria de Parcerias Público-Privadas e já geriu a pasta do Planejamento antes de se afastar para disputar as eleições.

Paulinho também prevê que esse será o destino da vice-prefeita. “Tenho conversado com Joanna, que é uma profissional técnica e demonstrou muita capacidade à frente das secretarias, sobre trabalharmos juntos e próximos. Eu até prefiro que ela atue mais próxima a mim, com sua visão técnica sobre a cidade”, explicou.

Relação com a Câmara
Na relação com os vereadores da nova legislatura da Câmara Municipal de Natal, o prefeito eleito Paulinho Freire (União) deverá priorizar a convivência pacífica e o diálogo.

“Será a melhor possível. Fui vereador seis vezes, fui presidente da Câmara. Eu sei da importância da Câmara Municipal para que a gente possa fazer uma grande gestão. Tenho certeza que nós vamos ter esse relacionamento respeitoso, institucional e tenho certeza que vamos ter uma convivência maravilhosa em pro do desenvolvimento de Natal”, comentou Paulinho.

Essa também é a previsão do futuro líder do governo na Casa, vereador reeleito Aldo Clemente (PSDB), que foi convidado por Freire para ocupar a função.

“A relação de Paulinho com a Câmara vai ser muito harmoniosa. Ele foi vereador por seis mandatos. Então, tem uma história e conhece bem o Legislativo Municipal. Ele vai ter uma atenção especial com os vereadores para que, dessa relação, saiam frutos para Natal”, declarou o parlamentar.

Aldo acredita que sua proximidade com o prefeito eleito e sua contribuição para a construção de uma candidatura vitoriosa facilitarão sua atuação como interlocutor.

“Eu acompanho Paulinho há muito tempo e sei da sua seriedade com a coisa pública. Ser líder de Paulinho, para mim, vai ser muito prazeroso. Vou trabalhar em conjunto para fortalecer a relação entre a Câmara Municipal e a Prefeitura”, ressaltou.

Na Câmara, a bancada governista atual trabalhou efetivamente para aprovar matérias essenciais ao equilíbrio e avanços da futura gestão, Uma série de projetos de leis que tratam, especialmente, da reorganização estrutural da Prefeitura, incluindo a criação de duas secretarias.

Uma é a Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do município, vinculada ao Gabinete do Prefeito (Gapre), que será um escritório de representação em Brasília (DF), cuja atribuição será articular a aprovação de projetos e a liberação de recursos federais nos ministérios e no Congresso.

A outra é a Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae), que substitui a Secretaria Extraordinária de Gestão de Projetos Especiais (Segepe), criada pela Lei Complementar nº 210/2022.

Também foram aprovadas mudanças no Código Tributário e no Código de Obras, que entrarão em vigor junto com a administração em 2025. São medidas provenientes do trabalho da equipe de transição da futura gestão.

Deu em Tribuna do Norte

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista