Automóveis 21/12/2024 14:25

Perigo: Veja 5 carros que foram reprovados no teste de colisão

Ao longo dos últimos anos, alguns carros tiraram nota zero na avaliação do Latin NCAP

Ao longo dos anos, os carros estão ficando mais tecnológicos e seguros. Neste último ponto, porém, ainda há automóveis com notas baixas nos testes de colisão.

Para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização que faz esse papel do crash test. Confira abaixo, cinco veículos que tiraram nota zero na avaliação da instituição.

Ao longo de 2024, diversos modelos foram testados e receberam a nota máxima.

Renault Sandero, Logan e Stepway

Fruto de um mesmo projeto, a tríplice da Renault ganhou zero estrelas no Latin NCAP. Apenas o Sandero foi avaliado, com o resultado sendo estendido para os demais modelos.

  • Proteção para adultos: 32,83%;
  • Proteção para crianças: 61,22%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 46,30%;
  • Assistência à segurança: 0%.
Sandero zera teste de colisão no Latin NCAP
Sandero zera teste de colisão no Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 Aircross

Com dois airbags, o modelo tirou zero estrelas no teste do Latin NCAP. Segundo a organização, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do passageiro da frente. Já o teste de impacto lateral mostrou intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de ferimentos aos seus ocupantes. 

  • Proteção para adultos: 33,01%;
  • Proteção para crianças: 11,37%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,57%;
  • Assistência à segurança: 34,88%.
O C3 Aircross foi lançado no Brasil no fim de 2023
O C3 Aircross foi lançado no Brasil no fim de 2023 • Latin NCAP/Divulgação

Neta Aya

O Neta Aya é o carro de entrada da montadora Chinesa Neta Auto. Durante os testes de colisão do Asean NCAP, porém, o modelo recebeu a menor nota possível. No início de novembro, o Aya iniciou a pré-venda no Brasil por R$ 128.900 na versão básica.

  • Proteção para adultos: 7,89%;
  • Proteção para crianças: 13,51%;
  • Impacto com motociclista: 0%;
  • Assistência à segurança: 7,14%.
Montadora chinesa chegou ao Brasil no segundo semestre de 2024
Montadora chinesa chegou ao Brasil no segundo semestre de 2024 • Asean NCAP/Divulgação

Jac E-JS1 (teste em 2022)

O E-JS1 é o modelo de entrada para o mundo dos elétricos da marca. Porém, no quesito segurança ele não foi muito bem no teste de colisão. O veículo foi o primeiro carro elétrico a ser testado pelo Latin NCAP. 

  • Proteção para adultos: 0%;
  • Proteção para crianças: 6%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 20%;
  • Assistência à segurança: 7%.
E-JS1 foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP
E-JS1 foi o primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação

Citroën C3 (teste em 2023)

carro mais barato da montadora francesa, que agora pertence ao Grupo Stellantis, também zerou a prova. Dentro outras coisas, o Latin NCAP classificou o Citroën C3 como tendo uma estrutura instável, proteção fraca no choque frontal, falta de proteção lateral da cabeça e falta de aviso de uso de cinto de segurança.

  • Proteção para adultos: 30,52%;
  • Proteção para crianças: 12,10%;
  • Proteção em impacto com pedestres: 49,74%;
  • Assistência à segurança: 34,88%.
Terceira geração do Citroën C3
Terceira geração do Citroën C3 • Latin NCAP/Divulgação

Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista