Natureza 21/12/2024 10:48

Morro do Careca: por que a erosão acelerou e ameaça uma das dunas mais famosas do Nordeste

Em 17 anos, entre 2006 e 2023, o topo do morro perdeu 2,7 metros de altura. 

Principal cartão-postal de Natal e uma das dunas mais famosas do Nordeste, o Morro do Careca enfrenta um acelerado processo de erosãoAlém de perder areia na sua base, onde falésias com cerca de dois metros estão visíveis, a duna diminuiu ao longo das últimas décadas.

👉Em 17 anos, entre 2006 e 2023, o topo do morro perdeu 2,7 metros de altura. 

Saiu de 66 metros para 63,3 metros, segundo um artigo publicado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A área perdida equivale a 318,5 m³.

🔎 Contexto: O processo de erosão do Morro do Careca foi percebido na década de 1990. Pesquisadores apontam que os motivos para a erosão na área são, dentre outras coisas, o avanço do mar e a intensa ocupação da linha de orla com imóveis.

A praia de Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca, passa por uma obra de alargamento da faixa de areia e pesquisadores acreditam que isso pode mitigar a erosão causada pelo impacto das ondas na base do morro.

⚠️Na década de 1990, banhistas e turistas escalavam o morro livremente. No entanto, a prática foi proibida em 1997. A base do morro recebeu cercas, porém, ainda assim, são registrados casos de desobediência de moradores e turistas, que insistiam em escalar a duna.

Um relatório produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em 2023, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), constatou intensificação das erosões e risco “muito alto” de deslizamentos.

O relatório recomendou que o acesso ao topo do morro permanecesse restrito a técnicos e pesquisadores e que a área isolada em frente à duna, no nível da praia, fosse ampliada.

Imagem no relatório da Defesa Civil aponta risco de acidentes com desmoronamento de material no Morro do Careca — Foto: Reprodução

Imagem no relatório da Defesa Civil aponta risco de acidentes com desmoronamento de material no Morro do Careca — Foto: Reprodução

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista