Mulheres 18/12/2024 09:40
Bancos de leite materno pedem doações para reforçar estoques de fim do ano no RN; veja locais
Mulheres saudáveis que estejam amamentando e não façam uso de medicações são doadoras potenciais. Há seis bancos de leite e quatro pontos de doação no RN.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) emitiu uma nota para pedir doações de leite materno para reforçar os estoques dos Bancos de Leite Humano do estado. De acordo com a pasta, o fim de ano historicamente é marcado pela redução no volume de leite doado.
O Rio Grande do Norte possui seis bancos de leite, localizados em Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró. Há, ainda, outros quatro postos de coleta de leite humano distribuídos em Natal, Santa Cruz e Mossoró.
🍼 Todos os pontos de de coleta e bancos de leite foram reunidos ao final desta reportagem, com os telefones de contato de cada um deles (confira mais abaixo).
Pode doar toda mulher que esteja amamentando, em boas condições de saúde e não esteja fazendo uso de algum medicamento que possa interferir na amamentação.
Para doar, basta entrar em contato com um dos bancos de leite do estado (veja telefones mais abaixo).
De acordo com a Sesap, um litro de leite doado pode alimentar mais de 10 bebês em um único dia.
Os Bancos de Leite são as unidades responsáveis pela coleta, processamento e distribuição de leite humano aos bebês que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação à população.
Segundo a Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Sesap, é necessário captar doadoras de leite humano, já que doação de leite é de importante principalmente para os recém-nascidos prematuros ou com baixo peso e que não podem ser alimentados diretamente ao seio.
De janeiro a outubro de 2024 foram coletados no RN 4.429 litros de leite humano, beneficiando 4.938 bebês.
O leite materno, considerado o mais o melhor e mais completo alimento para bebês, é essencial para a prevenção de infecções respiratórias, alergias e diarreia nos bebês, além de promover um crescimento e desenvolvimento saudável.
Natal
Parnamirim
Caicó
Mossoró
Natal
Santa Cruz
Mossoró
Deu em G1/RN
Descrição Jornalista
Governo do RN decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro
22/12/2024 07:17
Cara do Governo Paulinho começa a tomar forma
22/12/2024 06:35