Redes Sociais 21/11/2024 12:00
5 sinais de que seu Whatsapp foi hackeado
Em geral, o WhatsApp é uma plataforma segura. No entanto, se um hacker conseguir invadir sua conta, alertas surgirão
Com quase três bilhões de usuários em todo o mundo, não é surpresa que o WhatsApp seja um ótimo alvo para os hackers.
Embora o aplicativo seja um dos mais seguros, principalmente pela criptografia de ponta a ponta, ainda é possível que um criminoso consiga entrar, especialmente se o usuário for descuidado.
Por isso, recomenda-se que os usuários tenham a opção autenticação de dois fatores ativada, além de outras opções de privacidade, como o bloqueio de usuários indesejados, a detecção automática de spam, alertas de segurança proativos e verificação de identidade.
No entanto, se um hacker conseguir invadir sua conta, vários sinais de alerta surgirão, como mensagens de contatos desconhecidos, mensagens não lidas marcadas como lidas ou recebimento de códigos de verificação não solicitados.
Confira os 5 Sinais de que Seu WhatsApp foi Hackeado:
1. Atividade estranha
Se a sua conta do WhatsApp foi invadida, você poderá ver atividades suspeitas na sua conta. Não, você não enviou mensagens enquanto dormia — isso é um sinal de que os hackers estão trabalhando em seu nome.
Você pode começar a receber mensagens estranhas de pessoas que não reconhece ou descobrir que as mensagens não lidas estão marcadas como lidas, o que significa que outra pessoa as verificou antes de você.
Sua pasta de mensagens enviadas pode conter mensagens que não foram enviadas por você. Enquanto isso, novos números podem aparecer na sua lista de contatos e bate-papos aleatórios podem aparecer inesperadamente.
Um sinal perigoso de que seu WhatsApp foi invadido é o recebimento de códigos de verificação não solicitados.
2. Dispositivos desconhecidos conectados à sua conta
As contas do WhatsApp podem ser acessadas em vários dispositivos vinculados, e a detecção de um dispositivo desconhecido é um sinal comum de que sua conta foi invadida.
Um hacker pode, por exemplo, acessar sua conta via WhatsApp Web em qualquer dispositivo, com o objetivo de acessar seus contatos, bate-papos e informações em tempo real.
Felizmente, você pode verificar se algum dispositivo não autorizado está usando sua conta no próprio aplicativo, na aba de Configurações, onde verá uma lista de dispositivos vinculados.
3. Detalhes do perfil alterados
Ao fazer login no WhatsApp, uma descoberta extremamente surreal é que sua biografia foi alterada ou que sua foto de perfil não é mais sua.
Isso significa que um hacker está tentando usar sua conta para se passar por outra pessoa como parte de um golpe. Ele entrará em contato com outros usuários do WhatsApp e poderá alterar suas informações para obter a resposta que deseja do alvo.
4. Desempenho ruim do telefone
Este sinal de que sua conta do WhatsApp foi comprometida está longe de ser óbvio. Quando um hacker executa aplicativos ocultos em segundo plano, isso reduz a energia do telefone.
Então, você pode perceber que a bateria está acabando muito mais rápido do que o normal. Outro sinal é a lentidão do aparelho.
5. Mensagens de amigos
Às vezes, e especialmente se você não usa o WhatsApp com frequência, o alerta de que sua conta foi invadida vem como uma dica de um amigo, contato ou membro da família.
Eles podem receber mensagens falsas, com pedidos de dinheiro ou informações pessoais. Uma técnica comum são os pedidos de emergência.
O que você deve fazer se sua conta do WhatsApp for invadida?
A recuperação de uma conta do WhatsApp é simples. Basta entrar no WhatsApp com seu número de telefone e registrar-se novamente, digitando um código de seis dígitos que lhe será enviado por SMS ou por uma ligação telefônica.
O WhatsApp só pode ser registrado com um número de telefone por vez, o que significa que, depois de disso, qualquer pessoa que estiver usando sua conta será automaticamente desconectada.
Você também pode ser solicitado a inserir um PIN de verificação em duas etapas. Se você não souber, isso significa que o hacker pode ter ativado a verificação em duas etapas. Nesse caso, você terá que esperar sete dias para poder fazer login sem o PIN de verificação.
Como você pode evitar invasões no WhatsApp?
Em geral, o WhatsApp é uma plataforma segura, mas há várias coisas que você pode fazer para ajudar a manter sua conta a salvo de ataques. A primeira é ativar a autenticação de dois fatores.
É uma boa ideia ativar as atualizações automáticas, por exemplo, para garantir que você esteja em dia com as correções de segurança, e instalar um software de segurança em seu telefone.
Tenha cuidado com o que compartilha –
Nunca revele seus dados pessoais ou financeiros – e ignore mensagens suspeitas, especialmente aquelas que pedem seu PIN de seis dígitos – uma das maneiras mais comuns de os hackers atacarem as contas do LinkedIn.
Deu em Forbes
Descrição Jornalista
3 tendências para as redes sociais em 2025, segundo a Meta
16/11/2024 19:05
PCC está disputando eleições, diz Lula a governadores
01/11/2024 11:10