Se um apocalipse zumbi acontecer, você já sabe o que fazer

Se você assistiu a The Walking Dead ou Guerra Mundial Z, com certeza já deve ter imaginado o que faria se um apocalipse zumbi acontecesse de verdade.

Foi exatamente isso que ocorreu quando o mundo parou durante a pandemia da Covid-19. Durante os primeiros dias de isolamento, filmes como Contágio e Surto se tornaram populares porque as pessoas queriam saber como lidar com aquela situação.

Ao assistir a cenários de estresse nas telas, elas aprendem sobre suas ansiedades e se preparam emocionalmente para ameaças futuras.

Uma pesquisa do Laboratório de Medo Recreativo da Universidade de Aarhus revelou que fãs de terror apresentaram maior resiliência psicológica durante a pandemia em comparação com aqueles que não consumiam esse tipo de mídia.

Essa resiliência é atribuída ao treinamento emocional que esses indivíduos praticaram ao enfrentar medos e ansiedades por meio de entretenimento, tornando-os mais aptos a lidar com situações de estresse real.

Escolher o lado sombrio é bom para a sua saúde

Enfrentar experiências de medo não reais, como assistir a filmes de terror, realmente pode fazer diferença na sobrevivência e adaptação em um mundo real e assustador. Essas experiências provocam emoções poderosas, fortalecem redes sociais e preparam as pessoas para enfrentar seus medos. Por isso, Sarah Kollat recomenda:

Da próxima vez que você tiver que escolher entre uma comédia animada e um suspense assustador para sua noite de filme, escolha o lado sombrio – é bom para a sua saúde.

Sarah Kollat