Futebol 21/10/2024 11:54

Veja como chega o Peñarol para enfrentar o Botafogo na semifinal da Libertadores

Diego Aguirre não utilizou a força máxima no Campeonato Uruguaio neste final de semana

Botafogo começa nesta segunda-feira a semana mais importante da temporada até o momento, quando vai abrir a semifinal da Conmebol Libertadores contra o Peñarol, nesta quarta-feira, às 21h30, com transmissão da Globo.

O clube uruguaio, que desembarca na noite desta segunda no Rio de Janeiro, descansou os titulares na última partida, no sábado, contra o Boston River. Diego Aguirre escalou apenas dois dos principais titulares da equipe, o volante Damián García e o meia Gastón Ramírez.

A vitória por 2 a 0 contou ainda com a participação de outros destaques saindo do banco de reservas, como o meia Leo Fernández, que marcou o segundo gol.

Depois de eliminar o Flamengo nas quartas de final, a equipe uruguaia fez apenas cinco partidas pelo Clausura uruguaio. O time é o 2º colocado, um ponto atrás do Nacional.

– O Peñarol chega bem, com três vitórias consecutivas. A última derrota foi há duas semanas, no clássico (contra o Nacional) por 2 a 1, no Gran Parque Central. Creio que vá ter a mesma postura, que foi muito bem contra o Flamengo e não deveria mudar contra o Botafogo – analisou o jornalista Cristian Panzardo, da Rádio Carve de Montevidéu.

A Libertadores 2024 é a primeira vez em 13 anos que o Peñarol chega ao mata-mata da principal competição do continente. Curiosamente, na última, o time uruguaio também foi longe e chegou à final contra o Santos de Neymar.

Os carboneros são donos de cinco títulos na história da Liberta, a terceira maior marca atrás apenas de Independiente (7) e Boca Juniors (6). Apesar do peso histórico, o momento atual não é dos melhores.

A mais recente dessas taças foi conquistada em 1987. Três delas aconteceram na década de 1960. Essa má fase explica a sensação, também no Uruguai, de favoritismo, e pressão, para os comandados de Artur Jorge.

– Creio que o Botafogo chega mais pressionado. É a única equipe carioca que nunca foi campeã da Libertadores e tem uma grande chance de ganhar agora. Porque é favorito contra o Peñarol. Nós vemos como uma boa equipe brasileira, com jogadores importantes, de Seleção. Que é muito perigoso e que deixou rivais fortes pelo caminho como Palmeiras, que nos últimos cinco anos foi soberano na Libertadores – completou Panzardo.

A vaga na semifinal já iguala a melhor campanha da história botafoguense no torneio continental. Foram duas vezes, a última delas em 1973. À época, a competição tinha um formato diferente de disputa.

Deu em GE

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista